sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CMR 2008: Etapa de Sete Lagoas marcada por quebras e mudanças na tabela

Por Caroline de Paula
A penúltima prova do ano em Sete Lagoas, no domingo dia 9, confirmou a cidade no calendário do CMR. No trecho estradões, muita poeira, alguns abandonos e grande presença do público.

A disputa foi acirrada do início até a última bandeirada da SS5. Ansiedade era um sentimento que tomava conta de todos pela novidade: o I Rali de Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais. Foram cinco especiais num total de mais de 80 quilômetros. A vontade de correr era explícita em pilotos e navegadores. O público já estava de prontidão desde a montagem do parque fechado, um dia antes da etapa. Querer acelerar demais acabou embolando ainda mais a classificação da N2 e deixou alguns quebrados na cross country.

A6
Andrey Castro e Marcelo Leitão completaram todas as especiais. A dupla agora segue na segunda colocação, com 9 pontos. O Palio da segunda dupla inscrita, João Mozelli e Leandro Luiz, teve problemas com o cabeçote, levando ao abandono da prova.

N2
A categoria já estava com a classificação apertada, com diferença de um a dois pontos entre os três primeiros. Após a etapa de Sete Lagoas muita coisa mudou. Fábio Saciotto e Arthur Carrão foram os mais rápidos e venceram o Rali de Sete Lagoas, com uma diferença de 1min42s e na ponta da tabela. "Na especial da Serra o piso era muito liso, e no segundo trecho, havia muito buraco, cascalho e mata-burros, então tivemos que ir mais devagar. O rali foi muito bom, estão todos de parabéns. Os trechos estavam ótimos pra correr. Agora vamos para Nova Lima, novamente pensando na vitória, e, se Deus quiser, também no título", diz Saciotto. Eduardo Cunha e Eduardo Soneca vieram com tudo para tentar manter a liderança, mas sem exageros pra não ficar pra trás: "A prova foi muito técnica, e quem pagou para ver, pagou um preço muito alto, quebrando. Em um rally muito rápido, com vôos e muita pedra, o piloto deve ter técnica e não usar a loteria", avalia o piloto, que segue na segunda posição.

Fabiano Altomar e Cacá Lapertosa, que tinham diferença de um ponto para Cunha e Soneca, tiveram problemas com a transmissão e abandonaram a prova pouco antes da chegada da SS4. Militon Junior e Zeca Fonseca bateram o carro e também não completaram a sexta etapa.

Cross Country
Mais abandonos. A dupla já campeã 2008, Luciano Lima e Roberto Corrêa, decidiu correr separada, cada um num carro e com navegadores diferentes. O carro que tinha Roberto ao lado de William Cipriano quebrou uma das rodas na SS2. Luciano navegado por Relbe Geraldo teve problema parecido com o outro carro da equipe, mas após bater em um barranco. Quem venceu a sexta etapa foram Anderson Guimarães e Rodolfo Tomé, assegurando o vice-campeonato: "O pessoal acelerou muito por ser uma prova curta e muitos carros quebraram, mas foi ótimo ter vencido", completa aliviado o piloto.

O vice-presidente do Rally Clube Minas Gerais, Luís Fernando, correu com Marcos Debien. Para o piloto, segundo colocado em Sete Lagoas, foi uma prova puxada: "É muito bom tomar conta de rali, mas correr é melhor, mas complicado. O trecho é muito bom, com muitas retas e alguns ganchos, porém fui mais tranqüilo pra poder chegar", conta Luís. Pai e filho, Antônio e Lucas Teixeira, completaram o pódio da Cross Country.

Trofeo Fiat
Até na briga pelo melhor da Fiat no CMR 2008 a classificação está apertada. Seguidos de Saciotto e Carrão, a dupla terceira colocada na etapa de Sete Lagoas no campeonato estadual, Leonardo Pereira e Gustavo Bicalho, dividiram o pódio da premiação da fábrica. Agora as duas duplas têm 38 pontos cada, mas o critério de mais vitórias dá o primeiro lugar a Saciotto e Carrão.


A sétima e última etapa do Campeonato Mineiro de Rally de Velocidade será em Nova Lima, nos dias 6 e 7 de dezembro.

Imagem: Júnior Almeida/ aceleração

Nenhum comentário: