sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Muita festa e união na final da Copa Mineira de Rally de Regularidade 2008

Por Caroline de Paula

Foram 120 quilômetros com subidas fortes, grandes obstáculos com pedras, travessia de pontes estreitas, balaios, topos de montanhas em meio às nuvens, erosões e ao redor o visual das serras da região central de Minas Gerais. Estas são as características da última etapa da Copa Mineira de Rally de Regularidade, disputada em Rio Acima, no último sábado. A temporada 2008 chegou ao final com novos campeões e mais de 60 duplas.

Até a largada no último sábado, a disputa estava acirrada, com pouca diferença de pontos pra cada equipe, em todas as categorias. No início da prova, no trecho por onde passaram os competidores da Super Master, Master, Sênior e Veteranos, aconteceu quase de tudo. Alguns se saíram bem, mas depois se perderam em alguns balaios. Outros caíram em valas e foram auxiliados por competidores que abandonaram a prova e fizeram o resgate. Pneus furados também não faltaram, mas isto faz parte do rali.

Super Master

Os mais regulares foram Nevio Andreola (BH) e Breno Rezende (JF), com 124 pontos. A dupla campeã 2008 foram os belorizontinos Arildo Sacramento e Rodnei Faria, que chegaram na 7ª etapa na terceira posição e no campeonato com 83 pontos. Arildo Sacramento se sente feliz no final pela festa entre os amigos e mais ainda pela conquista, após duras trilhas: "Foram provas muito técnicas em 2008. Em todas tivemos dificuldades muito diferentes. A disputa entre amigos é muito boa, ainda mais comemorar com todos depois. Essa foi uma das Copas mais difíceis e fico muito feliz de ser o campeão", diz Arildo Sacramento. Para o navegador além da disputa entre os três primeiros colocados, teve a outra briga para ver qual cidade ficava com o título, BH ou Juiz de Fora: "A nossa disputa, entre navegadores, foi pesada pra ver quem levava o título. Queria ter ganhado o campeonato ganhando esta prova. Mas fico feliz com feliz com o terceiro lugar que nos deu a Copa deste ano", afirma Rodnei Faria.

Master

A dupla da capital, Flávio Maciel e Thomas Lehmann, venceu as dificuldades da trilha e ficou em primeiro lugar em Rio Acima, com 140 pontos. O mineiro que mora em Niterói, Ricardo Barra, levou o título de melhor piloto com 81 pontos. Na prova, Ricardo e seu navegador Ronald Leis chegaram em quinto, com 455 pontos. "Foi um campeonato muito difícil, com sete etapas e cada uma com suas peculiaridades. No nosso primeiro ano na Copa Mineira, o resultado não poderia ser melhor, senão este título. Ano que vem vamos voltar e tentar repetir a dose", avalia o campeonato o piloto Ricardo Barra.

O navegador belorizontino Alexandre Maia foi o campeão no ranking com 76 pontos. Alexandre, ao lado do piloto e irmão Leonardo Maia, superou as dificuldades da trilha, mas os dois ficaram em terceiro na 7ª etapa, com 245 pontos. "A Copa vem melhorando a cada ano e com isso a qualidade das provas também. Fico muito satisfeito com a conquista pois o campeonato está ficando muito disputado, acompanhando esta evolução. Agora vamos correr em 2009 na Super Master e também brigar pelo título", conta o navegador Alexandre Maia.

Sênior

O resultado da prova de Rio Acima e a classificação final revelam como a disputa foi acirrada. Quem levou a melhor na etapa foi a dupla de Contagem, Eduardo Bonome e André Xavier, com 138 pontos. Porém os campeões 2008 foram os juizdeforanos Pedro Agrelle e Lobsang Max, com 85 pontos, e na prova ficaram em quarto, com 265 pontos.

Novos jipeiros

Na categoria dos novos jipeiros, a Turismo, os mineiros de Belo Horizonte, Marcelo Ladeira e Marcelo Schieffer, foram os mais regulares e chegaram ao final com 67 pontos. A organização também prestigiou as duplas que foram em todas as sete etapas e premiou a Renato Alves e David Lan Kwai Pan por terem conseguido boas posições durante a temporada. "Para nós, que estamos no nosso primeiro ano de Copa, é uma grande conquista conseguir completar as provas e ainda mais receber o troféu", relata o navegador David. Para o piloto Renato, na Turismo ele teve várias experiências: "Aqui nos divertirmos muito entre amigos. Foi pensando nisso que permaneci na Copa, mas daí também veio a experiência e responsabilidade do que é e o que tem no rali, encontro onde dá pra juntar as duas coisas, a obrigação e a diversão. Agora vamos pra Sênior no ano que vem, mais empenhados pra competição", afirma.

Veteranos

Os que já correram, tiveram que parar e voltaram somente nesta etapa, mataram as saudades, pelo menos por um dia. E quem lembrou bem os velhos tempos foram Antônio Rosa e Júlio Almeida, que fizeram a trilha como nos velhos tempos e levaram a primeira colocação, com 471 pontos.

Ano de singularidades

Neste ano foram sete etapas, cada uma com suas peculiaridades. Algumas já comuns para os jipeiros, outras com novidades nas trilhas e de organização de prova. A Copa Mineira 2008 passou por: Nova Lima/Itabirito, Rio Acima, Coronel Fabriciano, Juiz de Fora, São Gotardo, e encerrada em Juiz de Fora e depois em Rio Acima, novamente.

Imagem: Alex Rayol

Nenhum comentário: