domingo, 30 de novembro de 2008

Só na última rodada

Grêmio goleia. São Paulo apenas empata. Decisão do título do Brasileirão fica para a rodada de encerramento

Não foi nesta rodada que o Brasil conheceu o seu campeão. O São Paulo apenas empatou em casa contra o Fluminense. Um placar de 1 a 1 que frustrou quase 70 mil pessoas no Morumbi. Enquanto isso, no Vale do Aço mineiro, o Grêmio goleou o Ipatinga por 4 a 1 e ainda sonha com o título do Brasileirão.

Na última rodada, o São Paulo fica com o caneco se empatar com o Goiás, no estádio Bezerrão, em Gama. Caso perca para o time esmeraldino, o Tricolor Paulista precisa torcer para que o Grêmio não vença o Atlético-MG, no estádio Olímpico.

Se a briga pelo título do campeonato se polariza em dois clubes, as disputas pela Libertadores e pelo rebaixamento envolvem vários times. As definições também ficarão para a rodada de encerramento. Neste domingo, as três equipes que sonham com as duas últimas vagas do G-4 tropeçaram.

O Palmeiras empatou em zero com o Vitória, no Barradão. Mesmo assim, o Verdão roubou a terceira colocação do Cruzeiro, que perdeu por 1 a 0 para os reservados do Internacional, no Beira Rio. Pior foi o Flamengo, que vencia o Goiás por 3 a 0, no Maracanã, mas deixou que o time esmeraldino empatasse em 3 a 3. Guardando as circunstâncias, o torcedor flamenguista se lembrou da eliminação da Libertadores deste ano, quando os rubro-negros sofreram uma dolorosa derrota para o América-MEX, no Maracanã, por 3 a 0.

E a briga pelo rebaixamento? Bem, duas equipes já desceram para a Segundona: Ipatinga, que perdeu para o Grêmio, e Portuguesa, que apenas empatou com o Sport em 2 a 2, no Canindé. Nesta rodada, Fluminense, com o empate contra o São Paulo, e Santos, que empatou em 0 a 0 contra o Atlético-MG, no Mineirão lotado, escaparam da zona da degola.

Ainda restam duas indesejadas vagas. Na disputa estão quatro clubes: Vasco, Figueirense, Atlético-PR e Náutico. Neste domingo, apenas o Furacão não venceu. O time paranaense foi derrotado, de virada, para o concorrente Náutico por 2 a 1, nos Aflitos. Já Vasco e Figueirense surpreenderam fora de casa. A equipe cruzmaltina derrotou o Coritiba por 2 a 0, no Couto Pereira. E os catarinenses venceram o Botafogo por 3 a 1, no Engenhão.

Confira como ficou a tabela:


Esta intensa disputa traduz o equilibrio deste Brasileirão. Na última rodada, apenas o duelo entre Sport e Coritiba não é interessante para algum setor da tabela. Nos outros jogos, rebaixamento, Sul-Americana, Libertadores e título estarão em disputa. O próximo final de semana promete.

Serão 90 minutos de muita emoção.


Luciano Dias

3 comentários:

Anônimo disse...

O cruzeiro não merece nem a libertadores. o time não sabe jogar fora de casa.
o título vai ficar com o grêmio.

abraços

Jogo Aberto disse...

muito legal o blog.

Vinicius Grissi disse...

A última rodada vai ser fantástica. Todo mundo ligado no próprio jogo e também nos adversários.

E tem gente que fala que campeonato por pontos corridos não tem "final". Só nesta rodada serão umas 4 ou 5.