quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Brasil x Portugal, Kaká x Cristiano Ronaldo... Pelé x Eusébio

Coluna Luciano Dias - Memória e calculadora esportiva

O clima de festa fez bem ao Brasil e mais ainda a Luis Fabiano. A seca de gols em casa, o futebol pragmático como anfitrião e a desconfiança sobre a seleção não resistiram. Inspirado e contando com noite especial de seu camisa 9, o time de Dunga retribuiu o carinho do público com bonito espetáculo: goleou a equipe de Portugal por 6 a 2, nesta quarta-feira, na inauguração do novo Bezerrão, estádio do Gama, nas cercanias de Brasília.

Grande parte dos holofotes estava voltada para o duelo entre Kaká e Cristiano Ronaldo. Quem é o melhor do mundo? Bem, se depender do jogo desta quarta-feira, o meia brasileiro continua com a coroa. E por falar em coroa, o pontapé inicial do confronto do Bezerrão foi dado por Pelé, que foi homenageado pelos 39 anos de seu milésimo gol.

Pelé, duelo entre os melhores do mundo, Brasil contra Portugal. Isso faz lembrar a Copa de 1966, na Inglaterra, quando lusos e brasileiros travaram o jogo mais importante entre as duas equipes. Tudo bem que a seleção canarinha leva ampla vantagem sobre os patrícios (12 vitórias, dois empates e quatro derrotas), mas o dia 19 de julho de 1966 é para ser esquecido.

Se no jogo desta quarta-feira as atenções estavam voltadas para Kaká e Cristiano Ronaldo, naquela Copa todos se atentavam para o duelo entre o português Eusébio e Pelé. Deu tudo errado para o Brasil. Nossa seleção perdera por 3 a 1, diante de 62 mil torcedores em Liverpool. Uma eliminação ainda na primeira fase em um dos maiores vexames do time verde-amarelo.

Enquanto Eusébio deu show naquele jogo, marcando dois gols, Pelé foi violentado em campo. Ele só não deixou a partida porque ainda não era possível fazer substituições. Naquela Copa, a seleção portuguesa ficou em terceiro lugar e o prodigioso Eusébio marcou nove gols no torneio se tornando o artilheiro da competição. Considerados por muitos o melhor jogador europeu de todos os tempos, Eusébio marcou 1.136 gols e atuou 52 vezes pela seleção nacional.

Mas é melhor esquecermos 66 e guardarmos na Memória e calculadora esportiva o jogo desta quarta-feira, 19 de novembro de 2008, quando o Brasil aplicou a maior goleada sobre os lusos. Sem contar que no duelo entre os melhores jogadores do mundo, Kaká levou a melhor sobre Cristiano Ronaldo.

2 comentários:

Vinicius Grissi disse...

O Brasil massacrou, porque Portugal deixou espaços de sobra. Mas, de fato, o time foi bem, principalmente em atuações individuais. Maicon, Thiago Silva, Elano, Anderson, Kaká e Robinho fizeram o que sabem.

Saulo disse...

O Brasil jogou muito bem, mas mesmo assim, temos que ter calma porque ainda precisa melhorar mais.
Enfim, foi uma bela atuação da seleção brasileira e a melhor partida que já vi com o Dunga.