quarta-feira, 1 de abril de 2009

Domingo sem futebol?

Por Luciano Dias

Axé Brasil
, quartas de final do Campeonato Mineiro (mais precisamente Cruzeiro e Atlético-MG) e Rede Globo de Televisão. Aparentemente, estes três itens não possuem nenhuma relação. Mas, possuem. Vamos por partes, pois esta relação é bem confusa.

Acontece nos dias 3 e 4, o Axé Brasil, um dos maiores festivais de música baiana do país. O evento ocorre no Mineirão. E a polêmica parte deste fato. O maior estádio de Minas Gerais foi criado para atender as demandas do futebol, mas...Não vou render esta discussão.

Com a impossibilidade de atuar no estádio, que desde 2005 se transforma em palco de axé nesta época do ano, Atlético e Cruzeiro viram ameaçada a vantagem obtida na fase classificatória do Campeonato Mineiro, de poder fazer o segundo e decisivo jogo das quartas de final em casa, contra as equipes do interior.

Pela tabela da competição, as datas reservadas para os confrontos foram 4 e 5 de abril, o que coincidirá com o Axé Brasil. Para resolver o impasse, os arquirrivais se viraram, cada um à sua maneira.

O Atlético não abriu mão de desfrutar da vantagem de fazer o jogo de volta das quartas-de-final no Mineirão. Desta forma, a diretoria alvinegra solicitou a remarcação da partida para 8 de abril. O pedido foi acatado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e, principalmente, pela Rede Globo, que detém os direitos de transmissão do Campeonato Mineiro.

O Cruzeiro abriu mão da vantagem conquistada no primeiro turno. Por causa de compromisso pela Copa Libertadores, contra o Estudiantes, no dia 8, em La Plata, na Argentina, o time celeste inverteu o mando de campo para os duelos contra o Tupi. O primeiro jogo foi disputado no Mineirão, com vitória da Raposa por 1 a 0. E o segundo confronto, a FMF havia confirmado que seria disputado no próximo sábado, dia 4, em Juiz de fora. Longe de Ivete Sangalo e Claudia Leite.

Tudo certo. Os arquirrivais encontraram soluções. Todo mundo feliz. Correto? Errado. Como sempre, tem gente que se sente prejudicada na história. E a Rede Globo? Não vai mostrar nenhum jogo do Campeonato Mineiro no domingo?

Vamos para mais um capítulo desta história confusa. Mais de 24 horas depois de divulgar a marcação do segundo jogo entre Cruzeiro e Tupi, pelas quartas-de-final do Campeonato Mineiro, a FMF publicou nota oficial, na noite desta terça-feira, confirmando a partida para domingo, às 16h, em Juiz de Fora. A Federação alega que foi um pedido da Rede Globo.

A reação do Cruzeiro foi imediata. A diretoria celeste se sentiu prejudicada com a mudança repentina. Será que a cúpula da Raposa se esqueceu que quem define a tabela dos campeonatos no Brasil não são as federações, mas sim, a Rede Globo de Televisão e Futebol?

2 comentários:

Fábio disse...

É a Rede Globo que manda no futebol brasileiro.

Abraços

Unknown disse...

Final de semana sem jogo do galo nao é final de semana.