sexta-feira, 24 de abril de 2009

Overdose de ex-sãopaulinos na final mineira

Coluna Luciano Dias - Memória e calculadora esportiva

O São Paulo é o time das conquistas nos últimos anos no futebol brasileiro. É também conhecido como o clube mais organizado do Brasil e com uma estrutura fantástica. Não vive a melhor de suas fases. Foi eliminado nas semifinais do Paulistão para o Corinthians. Mas, lidera com tranquilidade o seu grupo na Libertadores e tem "representantes" na final do Estadual de Minas Gerais.

Bem, depois do nariz de cera, vamos ao que interessa. Um fato curioso marca os finalistas do Campeonato Mineiro: Cruzeiro e Atlético. Nove jogadores nos elencos do Galo e da Raposa vestiram a camisa Tricolor. Alguns com sucesso outros longe disso.

Confira a lista:

ex-sãopaulinos no Cruzeiro:

- Jancarlos:
atuou no São Paulo em 2008. Não caiu nas graças da torcida e do técnico Muricy Ramalho. Com a camisa tricolor conquistou o Brasileirão.

- Anderson: Outro jogador que não foi bem no São Paulo. Contratado para ser o substituto do negociado Alex Silva, não conseguiu se manter com a camisa titular da equipe paulista. Fez parte do elenco campeão do Brasileiro.

- Thiago Ribeiro: Jogou no São Paulo entre 2005 e 2007. No auge da carreira, preferiu ser negociado com Al-Rayyan, do Qatar. Resultado: ganhou dinnheiro, mas sumiu no mapa do futebol, até ser repatriado pelo Cruzeiro. Com a camisa do São Paulo conquistou o Mundial Interclubes (2005) e o Brasileirão (2006).

- Kléber: Prata da casa do São Paulo. Apareceu muito bem em 2003, mas foi negociado para o futebol ucraniano no ano seguinte. Assim como Thiago Ribeiro, ficou um pouco sumido da torcida brasileira até ser contratado pelo Palmeiras na temporada passada.

Ex-sãopaulinos no Atlético:

- Júnior: Ficou no São Paulo entre 2004 e 2008. Repatriado do futebol italiano, começou muito bem sua passagem pelo Tricolor. Era considerado uma referência dentro de campo. Mas, aos poucos, foi perdendo espaço com o técnico Muricy Ramalho. Nesta temporada, busca novos ares no Galo. Conquistou vários títulos com a camisa sãopaulina, como o Paulistão (2005), Libertadores (2005), Mundial (2005) e o tri do Brasileirão (2006 - 08).

- Fabiano: Nasceu no São Paulo. Sua passagem na equipe paulista aconteceu entre 1996 e 2001. Nunca teve uma grande sequência como titular. Mas, com a sua versatilidade, foi considerado um jogador importante nas conquistas do Paulistão (1998 e 2000) e no Torneio Rio-São Paulo (2001).

- Renan: Também foi revelado pelo São Paulo. Volante brigador, mas limitado tecnicamente, nunca caiu nas graças do técnico Muricy Ramalho. Suas melhores passagens no time paulista foram com os técnicos Emerson Leão e Paulo Autuori. Conquistou, em 2005, o Paulistão, a Libertadores e o Mundial.

- Éder Luis: Curta passagem pelo Tricolor no segundo semestre de 2008. Não se firmou como titular. Mas, fez parte do grupo campeão do Campeonato Brasileiro.

- Diego Tardelli: Prata da casa sãopaulina. Surgiu como o substituto de Luis Fabiano, mas a sua carreira no time paulsita não foi marcada pelos gols, mas por empréstimos e polêmicas. Sua melhor passagem no São Paulo foi, justamente, com o atual treinador: Emerson Leão. Conquistou em 2005 o Paulista e a Libertadores e , em 2007, o Brasileirão.

2 comentários:

Bruno Miranda disse...

A maioria dos jogadores foi renegado no São Paulo.

Jancarlos, anderson, tardelli, júnior, renan não saíram na porta da frente.

Vinicius Grissi disse...

É verdade. Mas vale lembrar que nenhum deles saiu de seu auge para vir jogar por aqui. Esta cena ainda vai demorar para vermos.