quarta-feira, 29 de abril de 2009

Maus garotos merecem punições severas, mas...

Coluna Pedro Rotterdan - Pole Position

... podem ser esquecidas facilmente com um único pedido de desculpas. Foi o que aconteceu entre a FIA e a McLaren. Bastou somente um pedido de desculpas para a FIA anular a suspensão da McLarens depois da trapaça de Hamilton no primeiro grande prêmio do ano. Mesmo depois da poeira baixada e três vitórias de Jenson Button, a punição terminou em Pizza, parece até o Brasil.

Ninguém imaginaria que a temporada 2009 da Fórmula 1 começaria do jeito que começou. Surpresa de uma novata e trapaça logo primeira corrida. Pois bem, caro leitor aconteceu o que nem o mais louco acompanhante de F1 pudesse imaginar. Até me lembro de quando era criança e na maioria das vezes os alunos novatos que entravam na classe surpreendiam com notas excelentes ou com belas jogadas no futebol e até mesmo com belas piadas, e no final das contas todos ficavam amigos. Foi isso que aconteceu na F1, ninguém esperava uma vitória da Brawn, muito menos uma dobradinha, e de fato o mundo se ajoelhou a essa nova potência que ainda venceria a segundo corrida. Mas ninguém quis amizade com a novata a até brigaram com ela na justiça alegando que os difusores não valiam, que era trapaça. Mas a FIA disse que esses tais difusores, mais modernos não são contra as regras. Todo mundo ficou de mal e vão fazer a mesma coisa, imitar o novo dispositivo, que também é usado por Williams e Toyota. Mas a gente nunca ficava de mal, mas acabávamos imitando as boas maneiras dos colegas novatos.

Ah, a trapaça, me lembro também de como mães, pais e professores (as tias) travam-na, quem fizesse alguma travessura ou mentira éramos severamente castigados, principalmente se essa trapaça fizesse algum mal à imagem de alguém. Cansei de ficar sentado na cadeirinha de pensar, onde, é claro, pensava sobre o que tinha feito e sempre percebia que aquilo era realmente errado. Sempre que alguém me chamava de trapaceiro ficava triste. Mas não foi isso que aconteceu na Fórmula 1, a McLaren trapaceou bonito e deixou que Trulli fosse penalizado, multado além de ter sido visto como piloto sem ética por ter “ultrapassado” Hamilton com o carro de segurança na pista. Mas o italiano estava certo, e dias depois, a FIA divulgou a conversa entre Hamilton e um dos mecânicos da McLaren e falaram coisa do tipo: “Deixa ele ir, depois a organização faz o que precisar” “Deu certo, vão achar que ele estava errado”. Ninguém esperava isso de um campeão do mundo, e aconteceu.

Quando uma das crianças trapaceava os pais eram chamados até a escola e éramos “obrigados” a contar tudo, para depois ser decidido o que fazer. Assim foi feito na F1, intimaram a McLaren a depor e se explicar, cogitou-se até banir a equipe da competição, nunca tentaram nos banir da escola ou do time ou de qualquer lugar, então era sério mesmo. Mas nada foi feito, a equipe nem perdeu pontos na competição, e o mimado Hamilton continua numa boa, pronto pra mais uma. Meninos com históricos sem punição ficavam assim mesmo, mimados e sempre repetiam as trapaças.

Enfim queridos leitores, a trapaça na infância é coisa normal, crianças que não trapaceiam não tiveram infância. Elas aprendem o significado da vida depois de aprenderem com os erros. Até chegar na adolescência o é vivido as mil maravilhas e a trapaça às vezes é vista como brincadeira, depois que se vira gente grande é que as trapaças são sempre para estragar a vida de alguém em benefício próprio, crianças nunca pensam assim querem mesmo é se divertir, elas nem sabem direito o que é benefício próprio.

Nenhum comentário: