quinta-feira, 30 de abril de 2009

Aos 536 minutos

Christiano Soares

Na primeira fase da Libertadores, todos os times jogam 540 minutos, sem contar com o tempo extra, ou seja, os acréscimos. Nomalmente, a classificação para o mata mata é apontada como certa com aproximadamente 11 pontos - alguns matématicos calculam que, com 10 pontos, também dá para se classificar. Entretanto, 10 pontos é arriscado, principalmente, em um grupo teoricamente forte.

Há exceções. Em 2007, por exemplo, o chamado grupo da morte tinha Colo Colo (CHI), LDU (EQU), Caracas (VEN) e River Plate (ARG). O útimo colocado, River, terminou a primeira fase com oito pontos, um a menos que o líder, Colo Colo. Ressalto que o time chileno havia perdido nas duas primeiras partidas, para River e LDU, venceu três seguidas e ainda perdeu na última rodada, novamente para o River. Uma classificação incrível. O mesmo posso dizer do Caracas, já que triunfou nas duas primeiras, LDU e River, perdeu duas seguidas para o Colo Colo, venceu o River na quinta rodada, e ainda foi derrotado na última pela LDU.

Naquele mesmo ano, o Audax Italiano (CHI) fez 11 pontos e mesmo assim não classificou. O detalhe é que o time chileno teve a mesma pontuação do 2º colocado, o São Paulo, mas foi eliminado porque tinha um saldo de gols inferior.

Se a classificação do Colo Colo em 2007 foi incrível, a do Cruzeiro em 1997, foi extraordinária. A raposa havia perdido nas três primeiras partidas, triufou as outras três, se classificou com nove pontos, e terminou o torneio campeã.

Mais um time que entrará para as "viradas" é o Palmeiras. A equipe comandada por Wanderlei Luxemburgo começou a Libertadores com o pé esquerdo. Perdeu na estréia para a LDU e em seguida para o Colo Colo. Buscou fora de casa a reabilitação diante do Sport dando esperanças a sua torcida. No quinto duelo, em casa empatou com o time pernambucano. Assim, no último confronto, somente os três pontos classificariam o verdão.

A torcida palmeirense estava desconfiada e com razão. No paulistão, a primeira fase foi sem contestação, classificação em primeiro lugar. Mas na semi-final, a equipe perdeu os dois jogos para o Santos. Junto com o resultado negativo, vieram as cobranças. Cobranças que resultaram em forças para que o time se classificasse, de maneira dramática, ou na sorte - o que não faz diferença.

Jogou fora de casa contra o Colo Colo, que precisava apenas de um empate para se classificar. Aos 17min da etapa final, a situação do palmeiras se complicou com a expulsão de Marcão. Mesmo com um homem a menos, a equipe brasileira mostrou raça e não jogou a toalha - aí estava dramático. Aos 536 minutos, o camisa 10, Cleiton Xavier arriscou de fora da área e marcou o gol mais importante de sua carreira - aí contou com a sorte ou competência? Não importa! Importante foram os três pontos conquistados, que somados com sete dão a classificação ao Palmeiras.


Imagem: Agência AP/ globo.com

2 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Classificação com golaço que com certeza vai dar muita moral para o Palmeiras seguir em frente na competição. O adversário, provavelmente será brasileiro: Cruzeiro ou Sport. Será jogão, independente do adversário.

Marcos disse...

Agora o Palmeiras deve ganhar moral na Libertadores