quinta-feira, 26 de agosto de 2010

POR ONDE ANDA? Dill

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Ele foi um dos destaques no Goiás, pentacampeão goiano (de 1996 a 2000). Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2000, ao lado de Romário e Magno Alves. Esse é Elpídio Barbosa Conceição, mais conhecido como Dill.

O começo da carreira anunciava um atacante rápido e fazedor de gols. Mas, os anos se passaram e Dill e o seu futebol desapareceram. Hoje, com o anúncio da aposentadoria cada vez mais próximo, o jogador tenta fazer a alegria da torcida de um modesto time da Segunda Divisão de Portugal.

Confira como foi o desaparecimento de Dill e de seus gols.

Artilheiro

Dill surgiu no Goiás em 1994. E a grande fase na carreira aconteceu pelo time esmeraldino, em 2000. Ele ficou famoso por ser o maior artilheiro de uma única edição do Campeonato Goiano daquele ano. Na mesma temporada, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro, junto com Magno Alves e Romário - todos com 20 gols.

Pronto! Dill se transformava em um dos grandes atacantes do futebol brasileiro. Imediatamente, chamou a atenção do futebol europeu. E a chance de jogar fora do país aconteceu em 2001. Ele foi contratado pelo Olympique de Marsellie.

Desaparecem os gols e a velocidade

Os gols pelo Olympique de Marsellie não apareceram. Foi apenas um em 14 jogos. Sem destaque no time francês, Dill foi tentar a sorte no Servette, da Suíça. Período catastrófico na carreira do atacante. Nenhum gol em sete jogos.

Em 2002, o São Paulo apostou no futebol de Dill. Mas o atacante não fez jus à contratação. Seu único gol marcado pelo tricolor paulista foi na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2002, contra o Botafogo. Por ironia, foi o gol que levou o alvinegro, o seu novo time em 2003, para a Segunda Divisão.

Mesmo reserva no Fogão, Dill fez oito gols na Série B daquele ano e ajudou a equipe a retornar à elite do futebol brasileiro. Em 2004, foi atuar pelo time “bom e barato” (pelo menos, era essa a intenção) do Flamengo. Não deu certo. O barato saiu caro para o Rubronegro. Dill foi uma grande decepção. Pior: protagonizou um lance grotesco que eliminou o Flamengo da Copa Sul-Americana de 2004. Na disputa por pênaltis contra o Santos, Dill "recuou" a bola para o goleiro do Peixe e selou de uma vez por todas sua sorte com a camisa rubronegra.

Em 2005, o atacante foi artilheiro do Campeonato Baiano pelo Bahia. Depois, disputou a Série A daquele ano pelo Brasiliense, que estreava na elite do futebol brasileiro. Mas, Dill caiu junto com o time candango.

Sem espaço no futebol brasileiro, o jogador foi tentar a sorte na segunda e na terceira divisões de Portugal. Atuou no Panafiel (2006), Deportivo Aves (2006/07) e Famalicão (2007/08). A carreira decadente o levou para o FK Suduva, da Lituânia. Também não deu certo. Dill não jogou nenhuma partida e seu contrato foi reincidido.

Em 2009, o atacante retornou ao Brasil. Atuou no Santa Cruz, durante o Campeonato Pernambucano e na Quarta Divisão do Nacional.

Com poucos gols pelo Santa, Dill voltou para Portugal nesta temporada. Com 36 anos, ele atua pelo Futebol Clube da Foz, da Segunda Divisão Portuguesa. O anúncio da aposentadoria está cada vez mais próximo.

A velocidade e o faro de gols deram lugar ao desaparecimento. Depois de uma carreira promissora, Dill conheceu os dois lados da moeda do mundo do futebol.

Nenhum comentário: