quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Alegria, Mano!

Luciano Dias (@jornlucianodias)


Brasil 2 x 0 Estados Unidos, em Nova Jersey. Gols de Neymar e Alexandre Pato. Podemos dizer que foi um placar normal, já que a Seleção Brasileira tem muito mais time que a norte-americana. Mas, além da esperada vitória, o Brasil voltou a jogar o futebol brasileiro. Sem depender das arrancadas de Kaká, da inspiração de Maicon, das pedaladas de Robinho, das loucuras de Lúcio, das defesas de Júlio César ou mesmo dos braços e da raça de Luis Fabiano.

Diante dos Estados Unidos, a "Era Mano Menezes" colocou a bola no chão, fez belas tabelas, driblou quando necessário e criou várias chances de gols. Tudo bem: os norte-americanos não têm um futebol de ponta. Mas, deu para perceber nestes 90 minutos a alegria retornando ao futebol brasileiro.

É Interessante ver jogadores como Neymar e Paulo Henrique Ganso não sentirem o peso da camisa amarela. Observar Alexandre Pato sintonizado como nunca na seleção. Conhecer a segurança de David Luiz, tão mencionada em Portugal. Assistir Lucas e Ramires, que além de vários desarmes, deram velocidade à saída de bola. Ao contrário de Gilberto Silva e Felipe Melo na Copa do Mundo (melhor esquecer). De fato, há muito tempo eu não vejo o Brasil com três atacantes e com um meio-campo que sabe tocar a bola.

Jogar bem e estrear com vitória é muito importante. Os três últimos treinadores da seleção, por exemplo, não conseguiram vencer no primeiro jogo. A equipe de Dunga empatou em 1 a 1 com a Noruega. A de Parreira não saiu do zero contra a China. Já Felipão estreou com derrota para o Uruguai por 1 a 0, em Montevidéu.

Mano Menezes, em apenas uma partida, conquistou a torcida e a imprensa brasileira. Dunga, em quatro anos, não conseguiu isso, mesmo vencendo a Copa América e a Copa das Confederações. Isso acontece porque carisma conta muito - em todos os segmentos da vida. E carisma faltou na "Era Dunga" e não deve faltar na "Era Mano".

Sim, ainda é cedo para eleger Mano Menezes como o "Grande Treinador da Seleção Brasileira". Até porque se não tiver resultados positivos, o técnico não presta, principalmente no Brasil.

Mas, por enquanto, vamos celebrar apenas a volta do futebol alegre. A torcida brasileira agradece. E a imprensa também!

Nenhum comentário: