domingo, 1 de agosto de 2010

PERFIL: Vettel, mais um alemão veloz

Pedro Rotterdan (@protterdan)


Um alemão que leva no bolso dois amuletos. Um porquinho da sorte, com uma moeda dentro, comprado pelo pai. O presente foi dado depois de um acidente quando ainda corria kart. Na prova seguinte, com o talismã, venceu e não parou mais de carregá-lo no bolso. Mas esse não é o único objeto de sorte que o piloto leva no macacão durante as corridas. Em 2007, no GP dos Estados Unidos, ele encontrou uma moeda de um centavo de dólar na rua e, desde então, o “trocadinho” o acompanha durante os finais de semana de Grandes Prêmios.

Esse é Sebastian Vettel, o piloto alemão que ofuscou o retorno do compatriota Michael Schumacher para a Fórmula 1. A carreira começou no kart em 1995, antes de completar oito anos. Em 2001, quatro títulos: Europeu, Francês, Alemão e o Campeonato de Mônaco. Pela F-BMW, em 2004, foi campeão Alemão com 18 vitórias em 20 provas e 15 pole positions.

Nas horas livres, para relaxar, curte snowboard, mountain bike e natação. O prato preferido? Macarrão. Bebida favorita? Nada de álcool, só leite mesmo. Deve fazer isso tudo ao som de Beatles, a banda favorita do piloto.

Em 2007, Vettel era o terceiro piloto da BMW Sauber e correu no GP dos Estados Unidos pela escuderia. A moedinha encontrada dias antes da prova já estava no bolso e deu sorte ao piloto, que conseguiu o oitavo lugar. Depois do bom resultado, Vettel foi para a Toro Rosso (STR) para substituir o norte-americano Scott Speed, que havia brigado com a equipe. Na temporada, foram oito corridas (uma pela BMW Sauber) e a melhor colocação foi um quarto lugar na GP da China.

Em 2008 a primeira vitória, dele e da STR. O GP da Itália entrou, definitivamente, na história do piloto, já que a Toro Rosso estava entre as piores equipes da F-1. Vencer o GP deu a Vettel o primeiro recorde dele na F-1. Se tornou a pessoa mais jovem a terminar uma corrida em primeiro lugar com 21 anos, três meses e oito dias. Geralmente, as equipes ficam com o troféu da corrida e dão uma réplica aos pilotos, mas a SRT deixou Vettel ficar com o original.

Muito supersticioso, o alemão disse, para um site de fãs, que se cruzar com um gato preto na rua certamente muda o caminho, além de ter medo de ratos. Ele também confessa um trauma de infância "Quando eu era pequeno, eu levei um troféu para a escola comigo. Os outros meninos o quebraram. Desde então, eu só falo sobre o meu esporte se me perguntam". Mesclando estudos e velocidade, em 2005 teve que sair correndo de uma cerimônia de premiação pra fazer uma prova na escola.

Em 2009 chegou à Red Bull (RBR) e foi vice-campeão com quatro vitórias, 11 pódios e 84 pontos. A segunda vitória na categoria e a primeira pela nova escuderia aconteceram no GP da China. Como prêmio, Vettel guardou o macacão usado na corrida para, sempre que quiser, se lembrar do feito.

GP da Hungria – Safety Car define posições e F-1 tem novo líder

Com muito sol e pista quente, o australiano Mark Webber soube aproveitar a entrada do Safety Car, na 17ª volta, levou a prova e assumiu a ponta da competição. O piloto foi beneficiado com o abandono de Lewis Hamilton na corrida deste domingo (01). Sebastian Vettel largou na frente, manteve o primeiro lugar, mas foi prejudicado pela entrada do carro de segurança e terminou a prova em terceiro. O espanhol Fernando Alonso ficou em segundo. Sebastian Vettel largou na frente, ficou em primeiro até a entrada do carro de segurança na pista e terminou em terceiro. Felipe Massa largou e terminou a prova em quarto lugar.

Em uma prova sem muitas emoções, Rubens Barrichello e Michael Schumacher protagonizaram a cena mais forte do GP. Os ex-companheiros de Ferrari disputavam posição e, a 4 voltas do fim, o brasileiro ultrapassou o desafeto na reta dos boxes. Em uma ação desesperada para evitar a ultrapassagem, Schumacher fechou Barrichello e, se o muro não chegasse ao fim, poderia ter causado um grave acidente. Com isso, Rubinho terminou a prova em 10º e marcou um ponto. Schumacher foi punido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e perderá 10 posições no grid de largada no próximo Grande Prêmio, na Bélgica, no próximo dia 29.

Após o GP da Hungria, a classificação geral ficou assim: Mark Webber lidera com 161 pontos, seguido de Hamilton (157), Vettel (151), Button (147), Alonso (141) e Massa (97). Barrichello é o 11º, com 30 pontos. Di Grassi e Senna seguem sem pontuar.

Nenhum comentário: