sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Brasil se prepara para o Mundial de Basquete

Paulo Marques (@paulo16marques)

No final deste mês, mais precisamente no dia 28, começa o Mundial de Basquete masculino, na Turquia. A competição irá reunir 24 seleções, distribuídas por quatro grupos com seis equipes cada. Este vai ser o teste de fogo para a seleção e para o novo treinador, o argentino Rubens Magnano.

A esperança é que nossa seleção tenha uma boa passagem nesse Mundial. A experiência dos principais atletas que formam o elenco pode ser um dos principais ganhos para a equipe. Além de jogadores de grande nível que atuam no basquete nacional, o grupo de Magnano tem o suporte de jogadores que atuam no basquete europeu e na NBA.

Mesmo com a incerteza de que poderá contar com Nenê, que trata de lesão nos dois tendões de Aquiles, e Thiago Splitter, que sofreu uma contratura na cocha esquerda, o treinador ainda tem em mãos um elenco competitivo para o torneio.

O que pode fazer a diferença nesse mundial é a habilidade individual de alguns jogadores somada com a disciplina do pensamento em equipe de Magnano. Um dos destaques desta seleção é o armador Marcelinho, que faz parte da nova geração do basquete brasileiro. Dentro do garrafão, espera-se boas atuações do Ala/pivô Anderson Varejão, que atualmente joga no Cleveland Cavaliers, na NBA. Mais um jogador que é esperança para a torcida brasileira é o ala Leandrinho, do Toronto Raptors.

Outro ponto positivo na atual seleção é o próprio técnico. O argentino Rubens Magnano veio para colocar a equipe num padrão internacional, coisa que há muito tempo não se via. O treinador, que tem a fama de disciplinador, tem uma Olimpíada no currículo e vem para a seleção brasileira com o objetivo de levá-la a esta mesma competição, o que não acontece desde Atlanta-1996.

O pensamento de estar em Londres, em 2012, é só o primeiro passo almejado por Magnano para o basquete nacional. Igual ao que defendemos no Acréscimos, o técnico pretende desenvolver um trabalho com as categorias de base no país. Ele entende que com seleções de base com qualidade, teremos uma seleção adulta cada vez mais qualificada e competitiva.

O caminho dessa jornada já começou. O grupo que disputará o Mundial da Turquia já está reunido e realizando alguns jogos preparatórios. Em dois confrontos válidos pelo Super Four, o Brasil venceu Venezuela (92 x 50) e Angola (89 x 59). Foi na primeira partida que Splitter se machucou, mas o treinador ainda conta com ele para o Mundial.

Após estas duas partidas a seleção viajou para Nova York, nos Estados Unidos, para realizar outros jogos. Ontem, 12, os brasileiros venceram a china por 84 x 70. E nesta sexta-feira, 13, foi realizado mais um jogo, agora contra a seleção de Porto Rico, mas, diante de muito sol e muita cadência das duas equipes, o Brasil comandado por Magnano sofreu sua primeira derrota (77 x 55).

Nas quatro partidas a seleção se comportou bem e a única preocupação do técnico é a situação dos dois pivôs, Nenê e Thiago Splitter, que se recuperam de lesão. Ainda hoje os brasileiros viajam para Espanha, onde jogam contra a Argentina no dia 16 e contra a Espanha no dia 17. O último compromisso dos atletas antes do Mundial é na França, quando serão realizados os últimos três amistosos, entre os dias 22 e 24, deste mês – contra a Austrália, Ilhas Virgens e França.

O 16º Mundial de Basquete da Turquia começa no dia 28 de agosto e termina no dia 12 de setembro. Das 24 equipes, 16 passarão para as oitavas de final da competição. Antes, durante e depois do Mundial daremos informações sobre a competição. Acompanhe a cobertura ao vivo das partidas da seleção via o Twitter do Acrescimos.

Abaixo segue as equipes separadas por seus respectivos grupos:


Jogadores que disputarão o Mundial:

Pivôs

Maybyner Hilário “Nenê” – Pivô – 27 anos – 2,11m – Denver Nuggets (USA)

Murilo Becker – Pivô – 26 anos – 2,11m – São José (SP)

Tiago Splitter – Pivô – 25 anos – 2,11m – San Antonio Spurs (USA)

Anderson Varejão – Ala/Pivô – 27 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (USA)

Alas

Marcus Vieira “Marquinhos” – Ala – 25 anos – 2,07m – Pinheiros (SP)

Guilherme Giovannoni – Ala – 29 anos – 2,04m – Universo (DF)

Leandro Barbosa – Ala – Toronto Raptors (EUA)

Marcelo Huertas – Ala – 26 anos – 1,91m – Caja Laboral (ESP)

Armadores

Marcelo Machado – Ala – 34 anos – 2,00m – Flamengo (RJ)

Alex Garcia – Ala/Armador – 30 anos – 1,91m – Universo (DF)

Welington Santos "Nezinho" – Armador – 29 anos – 1,85m – Universo (DF)

Raul Togni Neto – Armador – 18 anos – 1,80m – Minas Tênis (MG)

Nenhum comentário: