sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Palestra Itália...Cruzeiro: 88 anos de conquistas

Coluna Luciano Dias - Memória e calculadora esportiva

O primeiro Memória e calculadora esportiva de 2009 celebra um momento especial: os 88 anos de história do Cruzeiro Esporte Clube, um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro. Mas, para chegar ao status de grande equipe, várias batalhas foram vencidas.

Tudo começa no dia 2 de janeiro, quando a colônia italiana de Belo Horizonte realiza um sonho e cria o Societá Sportiva Palestra Italia (esq). As cores adotadas no uniforme são as mesmas da bandeira italiana - camisa verde, calção branco e meias vermelhas, com detalhes em branco e verde. E logo na primeira apresentação oficial, o clube derrota o seu maior rival, o Atlético-MG, por 3 a 0.

Mas, a Segunda Guerra Mundial culmina para que a equipe ganhasse a denominação que tem hoje. Concomitante ao novo nome, as cores do uniforme se solidificam em azul e branco.

O primeiro titulo do Cruzeiro é o Torneio da Cidade, em 1926, considerado o Campeonato Mineiro da época. Mas a primeira grande conquista, sem dúvidas, é a Taça Brasil, de 1966, quando a equipe mineira desbanca o temido Santos de Pelé. É neste período que surgem grandes estrelas, como Raul, Piazza, Tostão (dir) e Dirceu Lopes.

O primeiro torneio internacional acontece em 1976 com a Taça Libertadores da América (esq), torneio mais importante do continente, numa final emocionante contra o River Plate. Joãozinho, Palhinha e Nelinho se juntam à galeria de craques celestes.

Os anos 80 podem ser chamados de "a década perdida" para o time celeste, com uma grande escassez de títulos. Mas, nos anos 90 o Cruzeiro se torna uma das equipes mais copeiras do país. A Raposa conquista títulos em todos os anos da década. Destaques para as Supercopas (91/92), as Copas do Brasil (93/96) e o bi da Libertadores (97).

No novo milênio, as conquistas se estendem. Destaque para a Tríplice Coroa de 2003. A Raposa se torna a única equipe a conquistar o Estadual, o tetra da Copa do Brasil e o Brasileirão (dir) em uma mesma temporada. O último caneco foi o 34º Campeonato Mineiro, em 2008, vencido após uma histórica goleada sobre o Atlético no primeiro jogo da final: 5 a 0. Novos ídolos, como Dida, Ronaldo, Sorín e Alex surgem nas últimas décadas para manter o clube no caminho dos triunfos.

Este ano, a principal meta é a conquista do tri da Libertadores, para quem sabe a equipe conquistar um dos poucos títulos que falta ao recheado currículo: o Mundial de Clubes.


Imagens: Cruzeiro

2 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Não vou falar "Grande Cruzeiro" porque seria uma grande injustiça.

O Cruzeiro tornou-se um gigante do futebol brasileiro e mundial.

Bela história...

Vinicius Grissi disse...

Tá guardando esse post pros 89 anos?