sábado, 16 de abril de 2011

POR ONDE ANDA? Wellington Dias

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Quando o Brasiliense apareceu com destaque no cenário nacional, em 2002, ele era o craque do time. O POR ONDE ANDA? encontrou o meia-atacante Wellington Dias. De promessa do futebol brasileiro, o jogador passou a conviver com a palavra decepção. Hoje, por incrível que pareça, ele disputa apenas o campeonato municipal de Orizona, interior de Goiás.

O começo em Goiás

Wellington Vicente Dias nasceu em Caldas Novas, na região sul de Goiás. E foi em sua cidade natal que o jogador começou a sua carreira, em 1994. No mesmo ano, então com 17 anos, o promissor tentou a sorte no Flamengo. Ele foi aprovado na peneira rubronegra, mas a falta de adaptação no Rio de Janeiro e, principalmente, a saudade dos pais fizeram com que o meia-atacante voltasse ao Caldas Novas.

Em 1996, Wellington Dias conseguiu a chance de jogar na capital goiana. Primeiro, atuou pelo Atlético Goianiense. Ficou três anos no Dragão, onde viveu bons momentos. Em 1999, foi contratado pelo Vila Nova, mas não conseguiu fazer boas partidas. No mesmo ano, começou a peregrinação pelo interior goiano. Atuou pelo Anapolina (1999/2000), Grêmio Inhumense (2001) e CRAC (2001).

Tempos que Wellington Dias também era conhecido como Zezé, pois tinha o cabelo igual ao do cantor sertanejo Zezé di Camargo.

Brasiliense: o grande momento


Depois das andanças pelo interior goiano, Wellington Dias foi contratado pelo Brasiliense, time presidido pelo ex-senador Luis Estevão, em 2001. Era o começo da fama. O meia-atacante comandou a equipe de Taguatinga no vice-campeonato da Copa do Brasil de 2002. Wellington fez grandes partidas e foi o vice-artilheiro da competição, com oito gols.

Pronto! Com 24 anos, era questão de tempo para Wellington Dias jogar por um grande clube do futebol brasileiro. Rápido e habilidoso, o jogador foi disputado por times como São Paulo, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians. Mas, a negociação não aconteceu. O motivo? Luis Estevão não liberou o jogador, que foi obrigado a permanecer no Brasiliense. Para se ter uma ideia, a multa rescisória para tirar o atacante do time candango era muito alta, cerca de R$ 15 milhões.

O sonho acabou


Insatisfeito, Wellington Dias permaneceu no Brasiliense, ajudando o time candango a conquistar a Série C, em 2002, e a Segundona, em 2004. A equipe de Taguatinga cresceu, mas o futebol de Wellington desapareceu na mesma proporção. Sem muito destaque no Brasiliense e convivendo com seguidas contusões, o jogador deixou o clube em 2006, depois de quatro anos.

Wellington Dias nunca mais foi o mesmo jogador. Rodou por várias equipes de menor expressão do futebol brasileiro. Em dois anos, foram seis clubes: Guaratinguetá-SP, Esportivo Guará-DF e Fast Club-AM, em 2007, e Guarani de Divinópolis, Iporá-GO e Funorte-MG (foto), em 2008.

Em 2009, Wellington Dias voltou ao Brasiliense. Mas passou longe de ter o mesmo sucesso da passagem anterior. Ele ainda foi emprestado para o Brasília, para o CFZ e para o Capital. Ano passado, na disputa da Segundona, o jogador recebeu algumas chances no Brasiliense. No entanto, o rebaixamento do time de Taguatinga para a Série C decretou a dispensa do meia-atacante.

O sonho de Wellington Dias de vestir a camisa de um grande clube acabava com aquela demissão.

Orizona

Você conhece Orizona? É uma simpática cidade do sul de Goiás, com pouco mais de 15 mil habitantes. E é neste município que Wellington Dias, agora com 33 anos, está jogando. O meia-atacante é um dos destaques do Guarani local, que disputa o Campeonato Municipal.

Isso mesmo! De promessa do futebol brasileiro, Wellington Dias se transformou no grande nome do disputado Campeonato Municipal de Orizona.

5 comentários:

Anônimo disse...

pois é conhço o wellington dias eli enclusive esse ano eles foram campeao do campeonato municipal de orizona e tyem uma linfda filha a isabla

RafaelMachado disse...

Ola hoje vou jogar contra o Wellington dias, o time que ele esta atuando o Corumbaíba e sera uma honra atuar ao lado de um dos grandes meio de campo Que surgiu rapidamente e deixou o cenário também muito rápido do futebol...

RafaelMachado disse...

Ola hoje vou jogar contra o Wellington dias, o time que ele esta atuando o Corumbaíba e sera uma honra atuar ao lado de um dos grandes meio de campo Que surgiu rapidamente e deixou o cenário também muito rápido do futebol...

marcelo ceceu disse...

ola ano passado joguei com o wellington dias no campeonato
de orizona pelo o guarani nos
temos as felicidade de ser campeaos.mas nos todos sabemos q ele e um craque...ele e uma pessoa muito umilde uma pessoa maravilhos..te desejo tudo de bom um abraço!!!!!

Anônimo disse...

Na BOA! O Cara se entregou à Cachaça.
Tá inchado, gordo.
E é culpa dele mesmo.
Num foi aprovado na peneira do Flamengo??
Voltou pra casa porque tava com saudade?
Tem que jogar no Orizonia mesmo.