sábado, 30 de abril de 2011

Coxa faz história

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Caxias-RS 0, Coritiba 1. Mais uma vitória do Coxa. Foi o 22º triunfo consecutivo da equipe, quebrando o recorde do badalado Palmeiras de 1996. Os belos números não param por aí. Já são 27 jogos invictos, com 25 vitórias e dois empates.

Foto: Coritiba

Impressionante!! Mas, afinal, qual é o segredo do clube paranaense?

Na verdade, não tem nada de segredo. A boa fase do Coritiba é apenas fruto da manutenção de um trabalho iniciado por Ney Franco, em 2009, e continuado, este ano, pelo “tampão” (agora deixou de ser “tampão) Marcelo Oliveira, aquele mesmo rejeitado várias vezes pelo Atlético-MG.

O clube manteve boa parte do grupo campeão da série B do Brasileirão, em 2010. Assistindo poucas partidas da equipe, vejo um Coxa unido e rápido, que ataca e defende em bloco. Os jogadores estão sempre se movimentando, o que deixa o time versátil e difícil de marcar. E com este futebol moderno, as vitórias apareceram e não pararam mais...

O melhor veio na semana passada. Ganhar o Bicampeonato Paranaense, contra o rival Atlético-PR, dentro da Arena da Baixada, com goleada (3 a 0), não tem preço para os Coxas Brancas.

Sim, tudo bem: o Coritiba fez apenas quatro jogos com times de primeira divisão nesta temporada, mas RECORDE é RECORDE. É o suficiente para transformar jogadores médios, como Emerson, Bill, Davi, Marco Aurélio, Léo Gago e Rafinha em estrelas.

Na Copa do Brasil, a bela campanha se repete – seis jogos e seis vitórias. Na sequência da competição, o Coritiba tem um belo teste contra o Palmeiras. Um jogo que vai colocar em prova o time paranaense.

Mas é bom deixar claro. Perdendo ou não para os paulistas e fazendo boa campanha ou não no Campeonato Brasileiro, o Coritiba e o “tampão” Marcelo Oliveira já entraram para a história do futebol. E não adianta contestar!

Veja as 22 vitórias seguidas do Coxa:


Outros recordes:

Se levarmos em conta o período de invencibilidade, contando vitórias e empates, Botafogo e Flamengo lideram o ranking. A dupla ficou 52 jogos sem perder. O Flamengo, entre outubro de 1978 e maio de 1979, enquanto o Bota não foi derrotado entre setembro de 1977 e julho de 1978.

A surpresa está na terceira colocação. Entre 1967 e 1968, o Desportiva-ES ficou 51 jogos sem derrotas. Três jogos a mais que Bahia, Grêmio e Santa Cruz. Já o São Paulo ostenta invencibilidade de 46 jogos na temporada de 1975.

Nenhum comentário: