quinta-feira, 14 de abril de 2011

Preocupação cruzeirense!?

Luciano Dias (@jornlucianodias)

A primeira fase do Cruzeiro na Copa Libertadores deste ano foi memorável. O time teve a melhor colocação geral com números incríveis: 16 pontos (cinco vitórias e um empate), 20 gols marcados e apenas um sofrido. Foram quatro goleadas, sendo duas no Estudiantes (5 a 0 e 3 a 0), o algoz da decisão da Libertadores de 2009.

Números que credenciam ainda mais o favoritismo do Cruzeiro rumo ao tricampeonato. Foi a segunda vez que o time celeste teve a melhor campanha geral na primeira fase. Antes, o fato aconteceu em 1976, quando o time conquistou a América pela primeira vez. Ótima coincidência para os cruzeirenses.

Mas a empolgação deve parar por aí. Ser líder na classificação geral da primeira fase não quer dizer muito. A última vez que o time dono da melhor campanha sagrou-se campeão foi em 1996, quando o River Plate levou o caneco. De lá pra cá, apenas o Fluminense chegou à decisão, em 2008. Lembrança dramática para os tricolores, que perderam a final para a LDU (EQU), com o Maracanã lotado.

Para piorar, desde que a nova versão da Libertadores foi criada em 2000, com oito grupos, nenhum time que teve a melhor campanha na primeira fase conseguiu levar o título. Para ser ter uma ideia como não é bom ficar empolgado, o Santos, em 2007, e o Vasco, em 2001, tiveram 100% de aproveitamento na primeira fase, mas foram eliminados nas quartas de finais da competição. O Peixe caiu para o América (MEX), do carrasco Cabañas, e o Vasco foi eliminado para o Boca Juniors de Riquelme, que semanas depois seria o campeão.

O Corinthians foi líder geral neste começo em três oportunidades (1999, 2003 e 2010) nos últimos 15 anos, mas passou longe de conquistar o caneco. Por outro lado, o próprio Cruzeiro, bi campeão em 1997, mostra que ter melhor campanha neste início não é tudo. O time teve uma primeira fase muito irregular, mas conquistou o título naquele ano.

Injustas ou não, estas são apenas algumas peças que o mundo do futebol pode apresentar. Um esporte que nem sempre a primeira impressão é a que fica.

Veja a tabela que mostra o drama dos times que tiveram a melhor colocação geral na primeira fase, mas não levaram o título da Libertadores:


Manter as belas atuações

Números e coincidência de lado, o Cruzeiro tem tudo para quebrar o tabu este ano. Além de ter um bom elenco nas mãos, o técnico Cuca está dando um show tático. Variações de jogadas, padrão de jogo... O resultado é visto dentro de campo, com belas atuações e goleadas.

Um grande time começa com um grande goleiro. No Cruzeiro não é diferente, já que Fábio mostra que é realmente o melhor da posição no Brasil na atualidade. Pena que Mano Menezes não enxerga isso. Na zaga, a contratação do uruguaio Victorino caiu como uma luva. Inclusive, o contestado Gil teve um crescimento considerável . Pablo está surpreendendo na lateral direita e Gilberto esbanja categoria e experiência na esquerda.

No meiocampo, Cuca encontrou a formação ideal com dois volantes e dois meias. Quatro jogadores em grande fase. Marquinhos Paraná mantém a média, Henrique virou jogador de seleção, Roger está resgatando o bom futebol e Montillo (foto) é o craque do time. De fato, o argentino é o jogador que faz toda a diferença.

No ataque, a imprensa e os torcedores questionaram a ausência de um camisa 9. O que não está fazendo tanta falta assim. Vinte gols em seis jogos não é para qualquer equipe. Thiago Ribeiro e Wallyson, que costumam jogar pelos lados do campo, fazem gols em todos os jogos.

Agora começa uma nova Libertadores. O Cruzeiro tem tudo para ser campeão, caso mantenha as belas atuações desta primeira fase. O complicado é manter estas belas atuações.

Nenhum comentário: