quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

POR ONDE ANDA? Jorginho Paulista

Luciano Dias (@jornlucianodias)

O que dizer de um jogador que já atuou por Palmeiras, Vasco da Gama, PSV Eindhoven, Boca Júniors, São Paulo e Cruzeiro? Currículo invejável né?! Parece que estamos falando de um craque. Mas, não estamos. O POR ONDE ANDA? encontrou o Jorge Henrique Amaral de Castro Nascimento ou, simplesmente, Jorginho Paulista. Depois de atuar em grandes clubes, o lateral tenta mostrar que ainda tem futebol no Campeonato Candango.

Um começo promissor

Jorginho Paulista começou a carreira no Palmeiras. Mas, antes mesmo de conseguir uma chance no profissional do Verdão, o lateral já havia chamado atenção de vários clubes da Europa. O motivo? Ele foi um dos destaques da Seleção Brasileira sub-17, campeão do Mundo pela primeira vez, em 1997. Para registro, naquele time estavam nomes como Ronaldinho Gaúcho e o goleiro cruzeirense Fábio.

Rapidamente, o PSV Eindhoven (HOL), mesmo clube que buscou Ronaldo Fenômeno também com 17 anos, foi atrás do lateral promissor. Mas Jorginho não teve uma boa adaptação na Holanda. Voltou ao Palmeiras em 1999, mas não apareceu. Afinal, na sua posição estava Júnior, atleta que tinha como duas das principais características raramente se machucar e, também, receber poucos cartões.

No mesmo ano, Jorginho foi para a Itália vestir a camisa da Udinese. Sem sucesso. Em 2000, foi emprestado ao promissor time do Atlético Paranaense, que apresentava bons valores, como Lucas, Kelly, Kleber Pereira e Adriano Gabiru. Mesmo assim, Jorginho Paulista não conseguiu deslanchar no Furacão.

A grande fase

Vasco da Gama. Foi neste clube que Jorginho Paulista deu mostras de que seu bom início no futebol não aconteceu por acaso. No time cruzmaltino, Jorginho Paulista foi campeão Brasileiro (Copa João Havelange), em 2000.

Naquela equipe, o lateral teve bom desempenho ao lado de nomes como Romário, Euller e os Juninhos Paulista e Pernambucano.

O cigano

A boa fase de Jorginho Paulista o levou para o Boca Júniors (foto), em 2001. O time argentino era considerado o melhor das Américas naquele momento. Mas Jorginho não teve grande desempenho na equipe de Riquelme, que vivia excelente momento. O preconceito (desculpa?) seria um dos fatores para a sua saída.

Em 2002, Jorginho Paulista voltou ao Brasil para atuar no Cruzeiro. Outra passagem frustrada. O lateral não aguentou a pressão da torcida celeste, que cobrava um jogador a altura do ídolo Sorín, que foi negociado após a Copa Sul Minas.

No mesmo ano, Jorginho foi para o São Paulo. Viveu altos e baixos no Tricolor Paulista. Ele revezava na lateral esquerda com Gustavo Nery. No fim das contas, prevaleceu o melhor momento de Nery.

Em 2004, Jorginho teve bons momentos no Botafogo, durante a disputa da Série B. Talvez, tenha sido este o último ano que o jogador conseguiu mostrar um bom futebol. Repito: na Série B.

No ano seguinte foi para o Vasco. Mas não foi bem como na passagem anterior. Em 2006 e 2007, tentou a sorte no exterior. Primeiro, no Tianjin Teda, da China. Depois, no Pumas, do México.

Ainda em 2007, o lateral jogou pelo Paulista e pelo Real Salt Lake, dos Estados Unidos. Em 2008 e em 2009, atuou pelo Bragantino e pelo Campinense.

No primeiro semestre do ano passado, o lateral apenas treinou no La Coruña, da Espanha. Havia a possibilidade de contratação após a grave fratura sofrida pelo também brasileiro Filipe Luis. Jorginho chegou até a participar da pré-temporada no clube galego, após a Copa do Mundo, mas não fechou contrato e, a partir de agosto, ficou completamente parado.

"Amanhã às duas horas na Ceilândia, em frente ao lote 14, é pra lá que eu vou"

Com 31 anos, Jorginho Paulista foi contratado pelo Ceilândia, atual campeão Candango. No time do Distrito Federal, o lateral está jogando como meio-campo.

Mas, o Ceilândia não anda tão bem. No estadual, a equipe ocupa apenas posição intermediária. O pior aconteceu logo na estreia da Copa do Brasil. O time foi goleado, em casa, por 5 a 0, pelo Caxias-RS e já foi eliminado da competição. Veja a foto e a frustração do jogador.

Será que o cigano Jorginho Paulista vai ficar por muito tempo em terras candangas?

Nenhum comentário: