segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O adeus de um FENÔMENO

Luciano Dias (@jornlucianodias)

O dia 14 de fevereiro entra para a história do futebol. Ronaldo, um dos melhores jogadores de todos os tempos, se despede oficialmente dos gramados, com 34 anos. O atacante não resistiu a batalha contra os desgastes físicos, os problemas com a balança e, até mesmo, o hipotireoidismo, revelado hoje em sua coletiva de despedida.


É o fim... Acabou a carreira do maior jogador que este que vos escreve viu jogar.

FENÔMENO, apelido que caiu como uma luva. FENÔMENO de gols, FENÔMENO de marketing, FENÔMENO de mídia.

Ronaldo também é FENÔMENO quando o assunto é superação. Basta observar as voltas por cima depois de várias contusões no joelho durante a carreira. Ao todo, ele enfrentou oito cirurgias.

Mais motivos para Ronaldo ser FENÔMENO? Foi eleito o melhor jogador do mundo por três vezes: 1996, 1997 e 2002. Somente o camisa 9 e o francês Zinedine Zidane (1998, 2000 e 2003) conseguiram faturar o título em três temporadas.

Ronaldo tem duas Copas do Mundo no currículo – em 1994 e em 2002. No penta, inclusive, calou os críticos e foi o artilheiro da competição com oito gols.

Por falar em Copa, Ronaldo é simplesmente o maior artilheiro da história do Mundial. São 15 gols em quatro edições, sendo que em 1994 nem pisou em campo.

Ronaldo é FENÔMENO de mídia. Tudo que ele faz, vira notícia. E é bom destacar que os fatos negativos extra-campo não mancham a bela trajetória dentro das quatro linhas.

Ronaldo é o cara dos arranques incríveis. Ele parecia passar por dentro dos adversários. É um atacante de dribles desconcertantes e de belas finalizações.

Mas, já estava na hora de parar. A carreira de um FENÔMENO não pode ser manchada com atuações pífias, como as deste ano. É válido ressaltar que os títulos conquistados, os prêmios individuais, os belos gols, as impressionantes arrancadas não podem e não serão apagados pelos amantes do futebol.

Valeu FENÔMENO!

"Foi uma carreira linda, vitoriosa, emocionante... Tive muitas derrotas, infinitas vitórias, fiz amigos e não lembro de ter feito um inimigo. Tenho muitos agradecimentos a fazer. A todos os clubes em que passei: São Cristóvão, Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan... O Corinthians eu agradecerei logo mais. Quero agradecer a todos os jogadores que atuaram comigo e aqueles que jogaram contra, aos que foram leais e aos que foram desleais também. Agradecer aos treinadores com os quais tive boa relação e aos que eu tive divergências. E também agradecer aos patrocinadores que sempre acreditaram em mim."

RONALDO, 14 de fevereiro de 2011

Nenhum comentário: