sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Neymar: uma mistura de talento e arrogância

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Santos 4 x 2 Atlético-GO. Foi uma bela virada do Peixe na Vila Belmiro na última quarta-feira (15). Mas Neymar, em mais um ato de rebeldia, fez questão de apagar o bom desempenho de sua equipe.

No final do duelo com o time goiano, o camisa 11 do Santos discutiu com o treinador Dorival Júnior porque foi proibido pelo técnico de cobrar um pênalti no final da partida. Revoltado com a atitude de Neymar, o comandante também respondeu da mesma maneira.

De fato, é impressionante. Neymar é destaque em todas as rodadas. Seja pelos gols ou belas jogadas, seja pelas seguidas confusões que ele consegue arrumar em 90 minutos.

Sim, é um jogador de apenas 18 anos. Mas é valido lembrar que alguns craques (Pelé, Rivelino, Zico, Romário, Ronaldo, Ronaldinho e Kaká , por exemplo), em diferentes épocas , também faziam sucesso com a mesma idade. Nem por isso, saíam aprontando por aí.

Não me lembro de ter visto um jogador esbanjar tanto talento com 18 anos e, ao mesmo tempo e na mesma proporção, demonstrar tanta arrogância e teimosia. Mesmo maior de idade, Neymar parece com aqueles adolescentes chatos, mal criados e paparicados. Aqueles garotos que depois de aprontar, pede desculpas como se tudo estivesse resolvido. No caso do camisa 11 santista, as desculpas são feitas via twitter.


Não restam dúvidas que Neymar é um grande jogador. Tem tudo para se tornar um dos melhores do planeta e fazer a alegria da torcida brasileira e dos amantes do futebol alegre.

Mas, categoria não é tudo na vida de um jogador. É preciso ter habilidade na cabeça também para saber lidar com a fama, com o dinheiro, com as belas mulheres... Neste contexto, Neymar parece deslumbrado com todas essas vantagens que o futebol pode proporcionar.

Sem dúvidas, é preciso que o jogador tenha apoio e orientações da família, da diretoria e do técnico do Santos. É preciso que Neymar amadureça o mais rápido possível. Caso contrário, o Brasil pode perder um grande jogador, que, por enquanto, é apenas um esboço de craque.

Imagens: Santos e twitter oficial

Nenhum comentário: