sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Luxa e seu projeto fracassado

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Vanderlei Luxemburgo chegou ao Atlético-MG no início do ano com um belo PROJETO. Em dois anos, o Galo conquistaria títulos e disputaria a Libertadores. Segundo ele, um time com a estrutura e com a torcida como a do Atlético não poderia ficar sem títulos. E ele tem toda razão.

Até que Luxa começou bem ao conquistar o Campeonato Mineiro. Desbancou a hegemonia cruzeirense nos últimos dois anos. Mas, a torcida do Galo queria mais. Não queria ficar só nas conquistas de Estaduais.

Assim, para acalmar a massa alvinegra, Luxa sempre destacava, principalmente após a eliminação da Copa do Brasil, o tal PROJETO de dois anos. E, além de mencionar a palavra-chave do seu trabalho, o treinador tinha outras frases que enaltecia a sua história no futebol.

"Não vou prometer que vou ganhar títulos. Mas vou ganhar."

"Minha carreira é marcada por 80% de vitórias. Por isso, a torcida do Galo pode ficar tranquila"

"Tô acostumado a disputar lá em cima."

Os tempos mudaram Luxa. O PROJETO não deu certo. Luxemburgo não prometeu, mas também não ganhou títulos. Se a carreira dele é marcada por 80% de vitórias, a sua média caiu muito enquanto esteve a frente do Galo. E se Luxa está acostumado a disputar lá em cima, viu que tirar um time de uma situação complicada não é para qualquer treinador. Não basta ter currículo, ter um histórico de conquistas.


A goleada de 5 a 1 para o Fluminense nesta quinta-feira (23) foi o estopim. Mas, o fim de Luxa no Galo poderia ter sido, por exemplo, nas derrotas em casa para o São Paulo, para o Palmeiras ou para o Vitória. A diretoria preferiu esperar, com a esperança de que o PROJETO daria certo. A cúpula alvinegra teve muita paciência. De fato, foi uma espera que já está trazendo sérios prejuízos ao Galo.

Contratações ilimitadas para o PROJETO

Para o PROJETO que não deu certo, Luxemburgo pediu a diretoria 22 contratações. Nomes como Daniel Carvalho, Diego Souza, Rever, Mendez, Obina, Cáceres, Jairo Campos e Leandro se juntaram aos renomados Ricardinho e Diego Tardelli.

De fato, a diretoria atleticana tirou o dinheiro do bolso. São jogadores que ganham mais de 80 mil reais por mês. Sem contar com os salários da comissão de Luxa, que chega a quase um milhão de reais.

O novo treinador que chegar ao Atlético tem que fazer um novo PROJETO, com urgência. Luxemburgo deixou o Galo na 18ª posição do Brasileiro. É o time que mais perdeu (15) na competição e que mais sofreu gols (45).

Mas, espera-se que o novo treinador (que vai ter muito trabalho) chegue e não fique falando de PROJETO em toda a coletiva. A torcida do Galo já cansou de enganação. Luxemburgo deixou os atleticanos traumatizados com o seu PROJETO fracassado.

Números de Luxemburgo no Atlético:

- 53 jogos: 22 vitórias, 12 empates e 19 derrotas - 49% de aproveitamento
91 gols marcados
73 gols sofridos

No Campeonato Brasileiro:
- 24 jogos : 6 vitórias, 3 empates e 15 derrotas - 29% de aproveitamento
29 gols marcados
45 gols sofridos


Imagem: Wagner Meier/ Foto Arena

Nenhum comentário: