domingo, 18 de julho de 2010

PERFIL: Calcinha na pista (parte 2)

Pedro Rotterdan (@protterdan)




Depois de apresentar Danica Patrick, este domingo é dia de conhecer mais uma mulher que deixa as pistas de automobilismo mais belas. Por isso, temos ainda mais, batons, glitters, sombras, rimeis, brincos e unhas bem feitas. E, realmente, cada vez mais as mulheres estão presentes no automobilismo, não só dentro dos boxes, como também nos cock pits.


Brasileira, formada em administração, tem como ídolo e herói, assim como muitos brasileiros, Ayrton Senna. Nos boxes, improvisou um salão de beleza onde faz as unhas, maquiagem e escova antes das corridas.


Ana Beatriz Figueiredo ou simplesmente: Bia Figueiredo, 25 anos, nasceu na capital paulistana. Primeira brasileira a disputar uma das principais categorias do automobilismo mundial, a Fórmula Indy, estreando este ano. Isso faz dela a primeira a participar, também, das 500 Milhas de Indianápolis, principal corrida da categoria. E não para por aí. Quer mais? Correndo pela Fórmula Renault Brasil, em 2005, Bia foi a primeira mulher do mundo a vencer uma corrida na modalidade que tem competições em outros países da Europa. Na Indy Lights, antiga divisão da Fórmula Indy, também foi a primeira vencedora, em 2008. Ela também é a primeira mulher do mundo a conseguir uma pole position na F3 Sul-americana, em 2006.


Se muitas mulheres gostam de fazer compras nas horas vagas, Bia prefere passar esse tempo viajando seja na companhia de parentes ou amigos. Jogos de tênis, bons livros e dar uma voltinha de jet ski estão entre os hobbies preferidos, além, é claro, de uma boa corrida de kart. Antes das corridas, Bia costuma escutar Don't stop me now do Queen. O filme “O diabo veste Prada” é o preferido dela. Cinco vezes por semana vai à academia. Ela corre e anda de bicicleta para se preparar para as provas. Acabou a corrida? Bia bebe água para se reidratar e come sushi, mas não dispensa o velho arroz com feijão, mesmo estando longe do Brasil.


Ela começou no Kart aos nove anos, em 1994. Ficou na categoria até 2003, quando se transferiu para a F-Renault. Em 2007 foi para a Europa e Estado Unidos treinar pela F-Renault local e na Indy Lights, respectivamente. Em 2008 estreou na categoria americana e, além da primeira vitória, ainda recebeu o prêmio Award Rising Star (Estrela em Ascensão).


Bia estreou na Fórmula Indy este ano correndo em casa, no GP São Paulo Indy 300, terminando a prova em 13º lugar. Depois só voltou a pontuar na sexta etapa, nas 500 Milhas de Indianápolis, quando terminou a prova em 14º. Com 33 pontos, está em 29º entre 43 pilotos.

Nenhum comentário: