segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Quem ficará na série A?

Christiano Soares

A era dos pontos corridos traz, este ano, um campeonato mais equilibrado, mais concorrido. Na parte de cima, o Corinthians é o líder "intruso" entre os cariocas: Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense. São Paulo e Inter completam a lista dos candidatos ao caneco. No final da tabela, a luta contra a queda está cada vez mais "emocionante". Santos, Bahia, Ceará, Cruzeiro, Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí e América buscam chegar aos 44 pontos para permanecer na elite do futebol nacional.

Nesta reta final, interessante notar que o líder Corinthians enfrentará todos os times do atual Z-4, além do Ceará. Botafogo e São Paulo também não ficam para trás, duelam contra três times integrantes da zona de degola.

Mas a parte, que este blogueiro chama atenção, é para a turma de baixo da tabela. Quero saber: que vai ficar na série-A? Até o final, veremos muita angústia, tristeza e nervosismo entre os torcedores ansiosos por uma reação. Assim, vejamos os compromissos de cada time:



O Santos - com apenas 1% de chance de cair para a 2ª divisão - precisa apenas de duas vitórias para se salvar. Para alcançar o objetivo, a equipe de Muricy terá a oportunidade, no chamado "jogo de seis pontos", contra Bahia ou Ceará ou Atlético-PR. Fora os duelos diretos, o Peixe ainda pode "atrapalhar" Botafogo, Flamengo, Vasco e São Paulo na luta pelo título. Mas o elenco santista busca mesmo, o alívio e se dedicar somente ao Mundial.



Com 95% de chance para seguir na série-A, o Bahia ainda permanece com "a panela no fogo". Para apimentar o tempero, o tricolor baiano tem pela frente São Paulo, Vasco, Inter, e também, os confrontos diretos com Ceará e Santos. A meta pode se tornar complicada devido aos adversários.



E por falar em pimenta, posso afirmar, o Ceará vai precisar de bastante água para reduzir o calor e permanecer na elite. Com risco de rebaixamento de 34%, o Vovô tem, nada mais nada menos, cinco confrontos diretos: Atlético-PR, Cruzeiro, Bahia, Avaí e Santos. Além de Corinthians e Fluminense, postulantes ao título. Seria o Ceará um forte candidato a cair?



Com um pouco mais de risco, o Cruzeiro tem hoje 42%. Acostumado a lutar pelo título nos últimos anos, a Raposa é a maior decepção para muitos comentaristas, que a consideravam, uma das favoritas. Serão quatro jogos contra adversários diretos: Avaí, Atlético-PR, Ceará e o maior rival. Para aumentar a angústia dos cruzeirenses, o time celeste ainda enfrenta Botafogo, Flamengo e Inter. Outro fator negativo, o jejum de vitórias. Até o momento, 11 jogos.



Pelo segundo ano seguido, o torcedor atleticano sofre com a pífia campanha do time. Com um aproveitamento de apenas 33,3%, o Galo chega à reta final com o risco de rebaixamento de 53%. Fluminense, Botafogo e Corinthians estão em pauta. O único duelo direto contra o rebaixamento é com o Cruzeiro - o clássico terá apenas torcedores do rival. No 1º turno, essa mesma sequência de partidas, deu ao Galo somente quatro pontos dos 24 em disputa.



Apenas a dois pontos atrás do Atlético-MG, encontramos o Furacão com 31,1% de aproveitamento. Além dos confrontos diretos diante Ceará, Santos, Cruzeiro e América-MG, os atleticanos terão de enfrentar Corinthians e São Paulo. E na última rodada, o clássico diante do Coritiba.



O Avaí tem risco de 92% e jogará contra times da ponta: Botafogo, Corinthians, São Paulo e Vasco, além dos confrontos diretos diante de Ceará e Cruzeiro. A equipe do torcedor ilustre Guga tem uma missão praticamente impossível.



Por falar em missão quase impossível, o América está com um pé na 2ª divisão. O Coelho tem pela frente os gigantes: Corinthians, Fluminense, Botafogo e São Paulo. E o confronto direto contra o Atlético-PR.

Serão oito rodadas de tirar o fôlego! Lembro, a última rodada é de clássico para a maioria das equipes. Isto vai aumentar ainda mais a emoção contra o rebaixamento. Agora, não é hora de reclamar da arbitragem, nem daquele gol perdido, e muito menos, daquele pontinho desperdiçado. Analise as equipes, os jogos restantes... e responda: quem ficará na série-A?

2 comentários:

Poliane Alves disse...

Esse ano,o sonho da imprensa paulista e carioca está se realizando com o campeonato brasileiro, que mais parece o campeonato Rio-São Paulo. Nem mesmo Internacional e Grêmio que costumam se sobressair, esse ano estão longe. O Inter é apenas o 6º colocado no campeonato.

E para piorar a situação, os times mineiros estão todos lutando para não cair.

João Paulo Castilho disse...

Não acrdito na queda do Galo, mas vai penar um pouquinho antes de sair. Abra o olho, Cruzeiro.