segunda-feira, 29 de junho de 2009

Hexa mais longe do Brasil

Coluna Luciano Dias - Memória e calculadora esportiva

O Brasil conquistou neste domingo mais um título para o seu currículo. Em uma virada incrível, nossa seleção derrotou os EUA por 3 a 2 e levou a Copa das Confederações. Foi apenas um leve aperitivo para o Mundial de 2010.

Mais um título da tão contestada “Era Dunga”. O maior objetivo, sem dúvidas, é o hexacampeonato da Copa do Mundo. Mas, se depender do histórico, o Mundial não vem para terras canarinhas. Sempre que um país vence a Copa das Confederações, o desempenho na Copa do Mundo seguinte não é dos melhores.

As três primeiras edições da Copa das Confederações foram disputadas na Arábia Saudita. Em 1992, deu Argentina com autoridade. Mas, no Mundial de 94, o destaque dos hermanos ficou para o doping de Maradona. Os argentinos caíram nas oitavas-de-final para a boa seleção da Romênia.

Em 1995 e em 97, os vencedores da Copa das Confederações foram Dinamarca, dos irmãos Laudrup, e Brasil, respectivamente. Mas, no Mundial da França, o troféu não foi para estes países. Brasil e Dinamarca se encontraram nas quartas-de-final. Melhor para a seleção canarinha, que em um belo jogo derrotou os dinamarqueses por 3 a 2. Os brasileiros chegaram à final contra os franceses. Precisa dar mais detalhes?

Em 1999, no México, a Copa das Confederações foi para os anfitriões, que na final derrotaram o Brasil por 4 a 3 numa bela partida. Mas, no Mundial de 2002, os mexicanos caíram para os vizinhos estadunidenses nas oitavas-de-final. Em 2001, a França levou a Copa das Confederações. Que seleção! No Mundial, que fiasco! Franceses eliminados na primeira fase sem marcar um golzinho sequer.

A França quase mudou o histórico negativo desta relação das Copas das Confederações e do Mundo. Isso porque o time de Zidane levou a Copa das Confederações novamente em 2003 e no Mundial de 2006 ficou no quase. Perdeu a final para Itália, nos pênaltis.

A partir de 2005, a Copa das Confederações passa a ser disputada a cada quatro anos, um ano antes do Mundial e no país sede da Copa do Mundo. Como se fosse um preparativo (ou aperitivo) do Mundial. E neste novo roteiro, o Brasil levou a Copa das Confederações da Alemanha, depois de um passeio sobre a Argentina na final. Mas, no Mundial, o passeio foi de Zinedine Zidane. Resultado: Brasil eliminado nas quartas. E os franceses são nossos algozes novamente.

Em 2009... Bem, a Copa das Confederações deste ano ainda está na memória dos brasileiros. A expectativa é que o histórico se modifique e o Brasil conquiste a África de vez no Mundial de 2010.

5 comentários:

Bruno Miranda disse...

É hora de mudar este quadro. Não gosto do Dunga, mas sou brasileiro acima de tudo

Antônio de Albuquerque disse...

Vamos mudar o quadro sim, mas a primeira Copa das confederações que foi disputada num país da copa foi em 2001 - Japão / Coréia, este foi o primeiro aperitivou ou preparativo. Em 2003 na frança e a partir de 2005 sim passou a ser disputada de 4 em 4 anos um ano antes da Copa do Mundo. Abraços e parabéns pelo Blog.

Vinicius Grissi disse...

Já está secando? hehehe

Questão de estatística. O Brasil é o favorito, mais uma vez, para a Copa do ano que vem. Neste momento, é o time mais preparado.

Fábio disse...

O hexa não vem com o Dunga. te garanto.

Antônio de Albuquerque disse...

O Dunga trás sim o hexa... torço por ele...