terça-feira, 5 de maio de 2009

Raio-X do Brasileirão - Parte I

Luciano Dias

Clube Atlético Mineiro

Assim como no ano passado, o Galo começa o Brasileirão com a crista baixa. A equipe perdeu o Campeonato Mineiro de maneira vexatória para o rival Cruzeiro. Para a disputa da competição nacional, a torcida alvinegra deposita as suas fichas no atacante Diego Tardelli e no retorno do técnico Celso Roth. No último Brasileirão, o Galo ficou apenas na 12ª colocação.

Destaque: Diego Tardelli
Pontos negativos: insegurança dos goleiros, irregularidade do setor defensivo e carência de um articulador
Aposta: briga pela Copa Sul-Americana


Clube Atlético Paranaense

O Furacão vem motivado com o título Estadual depois de quatro anos. O Atlético tem uma equipe modesta, mas tem no banco de reservas a inspiração: Geninho, comandante da equipe na inédita conquista do Brasileiro de 2001. A força do time está concentrada na boa fase do He-Man Rafael Moura. Ano passado, o time ficou na modesta 13ª posição.

Destaque: Rafael Moura
Pontos negativos: laterais
Aposta: briga pela Copa Sul-Americana


Avaí Futebol Clube

Os torcedores do Leão da Ilha esperaram 30 anos para verem a equipe na Primeira Divisão. O time entra neste Brasileiro com várias motivações: retorna à Série A, é o atual campeão estadual e ver o maior rival, Figueirense, na Segunda Divisão. O técnico Silas, da nova safra de treinadores, é o principal responsável pela boa fase do Leão. Mas, a falta de jogadores de maior expressão pode prejudicar a equipe na competição nacional.

Destaque: Marquinhos
Pontos negativos: elenco limitado e inexperiência de alguns jogadores
Aposta: briga para não cair


Grêmio Recreativo Barueri

Estreante na Série A, o time da Região Metropolitana de São Paulo não quer repetir a campanha do Ipatinga no ano passado. Para a disputa na elite, o clube, com apenas 20 anos de vida, aposta as fichas nos gols do atacante Pedrão, pretendido por vários clubes do Brasil. O estádio Arena Barueri é um exemplo de organização da Abelha. Mas, o time deve esbarrar na ausência de um elenco forte tecnicamente.

Destaque: Pedrão
Pontos negativos: elenco limitado tecnicamente e ausência de um articulador
Aposta: briga para não cair


Botafogo de Futebol e Regatas

Mais uma vez vice-campeão carioca. Perder para o Flamengo por três oportunidades seguidas não é fácil. Mesmo com a moral baixa após a perda do Estadual e da eliminação precoce da Copa do Brasil, o time entra no Brasileiro com o estilo mineiro de ser: "comer pelas beiradas". Para fazer jus a esse estilo, o alvinegro conta em seu elenco com nove jogadores que já passaram por Minas Gerais, além do treinador Ney Franco. Em 2008, o time assegurou a 7ª colocação.

Destaque: Maicossuel
Pontos negativos: insegurança dos goleiros, irregularidade e ausência de reservas com qualidade
Aposta: briga pela Copa Sul-Americana

2 comentários:

Bruno Miranda disse...

Não sei qual torcida sofre mais. A do Botafogo ou a do galo

Marcos disse...

muito bom esse "raio-x"! Só um detralhe: nao acho que o Botafogo tem um goleiro regular, pelo contrario, o Renan é muito bom goleiro. Vide suas exibições este ano