quinta-feira, 14 de maio de 2009

Qual caminho seguir?

Pedro Rotterdan

O goleiro Bruno, atualmente no Flamengo e ex-Atlético-MG, tem grandes chances de ser convocado pela Seleção Brasileira e, acreditem ou não, pela Portuguesa também. Isso mesmo, em janeiro deste ano o jogador manifestou vontade de jogar uma Copa do Mundo mesmo que fosse por Portugal. Bruno, inclusive, já deu entrada nos documentos para pedir o passaporte europeu, segundo ele, a avó é portuguesa.

Os “gajos” pareceram gostar da idéia, tanto que assistiram todos os jogos do Flamengo pelo Campeonato Carioca, que foram transmitido por um canal português. O treinador de Portugal, Carlos Queiroz, elogiou o goleiro depois de três pênaltis defendidos na final contra o Botafogo. Não só a seleção de Portugal está interessada, como o Benfica, time da primeira divisão do país, que só contrataria o jogador depois que ele conseguir nacionalidade portuguesa. Nos bastidores, já rola a notícia de que um dos goleiros do time português pode ser oferecido em troca de Bruno, e o Flamengo ainda receberia uns bons “trocadinhos”.

No entanto, Bruno pode ver o sonho de disputar uma Copa ir por água abaixo. A convocação para a Copa da Confederações está quase chegando, e três arqueiros estarão na lista. O goleiro Doni, reserva imediato de Júlio César na seleção, está machucado, o próprio Júlio não deve ser convocado a pedido dele ou da Inter, para ter férias e disputar o Mundial de 2010. Renan, ex-Inter-RS, está lesionado e é reserva no Valência. Diego, ex-Atlético-MG, é um excelente goleiro mas o Almería, time que defende na Espanha, fez uma péssima campanha do campeonato nacional deste ano. O goleiro do Flamengo está entre os que têm condições de vestir a Amarelinha, além de Fábio, que vive uma fase fantástica no Cruzeiro. Outros nomes, como Gomes e Helton, que já foram lembrado por Dunga também podem ser convocados. Muito por fora corre o nome de Felipe do Corinthians, mas pode ser uma boa para terceiro goleiro num torneio como o das Confederações, sem chances de Copa.

Se Bruno realmente quiser jogar uma copa terá que ser por Portugal, pois, como foi mostrado, existem muitos candidatos para a vaga no gol do Brasil, já no país de Cabral as opções são poucas. Se eu pudesse aconselhar este goleiro eu não aceitaria a convocação de Dunga, iria ser feliz em Portugal. Meu palpite é que para essa Copa das Confederações o anão da Branca de Neve pode convocar vários jorgadores e certamente em 2010 Bruno não estará na lista da seleção, e se tiver não vai jogar, a vaga é, merecidamente, de Júlio César. Sobrariam assim duas vagas para sete goleiros: Doni, Hélton, Gomes, Diego, Renan, Bruno, Fábio.
Se escolher o caminho brasileiro pode ser apenas mais um bom goleiro com a camisa do Brasil, agora se for para a terra lusa ele tem muitas chances de ser um dos melhores da história de Portugal, a exemplo de Eusébio que também é naturalizado. Então foge logo para Portugal Bruno.

Um comentário:

Fábio disse...

Só porque joga no Flamengo, o Bruno está sendo cogitado para vestir a camisa da seleção.