quinta-feira, 21 de maio de 2009

Novidades e ausências

Luciano Dias

O técnico Dunga ignorou as fases finais da Copa Libertadores e da Copa do Brasil na convocação que realizou nesta quinta-feira. O treinador chamou jogadores de clubes que disputam a fase decisiva desses torneios, como Grêmio, Cruzeiro, Internacional e Corinthians, para disputar dois jogos das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010 e também a Copa das Confederações.

Os jogadores ficarão cerca de um mês longe dos seus clubes. A lista serve para os jogos contra Uruguai, 6 de junho, no estádio Centenário, em Montevidéu, e contra Paraguai, quatro dias depois, no estádio do Arruda, no Recife, pelas eliminatórias sul-americanas, e para a disputa da Copa das Confederações, de 14 a 28 de junho, na África do Sul.

Veja a análise da lista:

Goleiros:
Julio César (Internazionale): Vive grande fase. É um dos melhores goleiros do mundo e titular absoluto da seleção.
Gomes (Tottenham): Ganha nova oportunidade na seleção. É um dos destaque de sua equipe, que ocupa colocação mediana no Campeonato Inglês.
Victor (Grêmio): Merece a oportunidade. Foi eleito um dos melhores goleiros do Brasileirão do ano passado. Além disso, o técnico Dunga gosta de convocar jogadores que atuam em Porto Alegre.

A disputa pela convocação era muito grande. Júlio César é titular absoluto, mas, com a contusão de Doni (Roma), foram feitas várias especulações para saber quem seriam os dois reservas. Além dos convocados Gomes e Victor, brigaram pelas vagas: Bruno (Flamengo), Diego Alves (Almeria-ESP), Fábio (Cruzeiro), Felipe (Corinthians), além de Helton (Porto-POR).

Laterais:
Maicon (Internazionale) –
Está voltando de contusão. A sua força física é uma das armas que o leva para a seleção.
Daniel Alves (Barcelona) – Um dos destaques do Barcelona. É um jogador versátil na seleção, já que pode atuar também no meiocampo.
Kleber (Internacional) – Aos poucos, volta a mostrar um bom futebol. O fato de jogar em Porto Alegre ajuda muito no retorno à seleção.
André Santos (Corinthians) – Novidade na lista. É o melhor lateral-esquerdo atuando no Brasil. Sua convocação é merecida.

Nas laterais, as novidades foram no lado esquerdo, setor que é ainda um incógnita na amarelinha. O técnico Dunga preteriu Marcelo (Real Madrid-ESP) para convocar Kleber. Marcelo vive momento melhor. Na direita, Maicon e Daniel Alves são os homens de confiança do comandante.

Zagueiros:
Alex (Chelsea) –
Não é titular absoluto no seu clube. Mas, cresceu de produção com o técnico holandês Guus Hiddink
Juan (Roma) – Titular absoluto da seleção e do Roma. Mesmo assim, o seu futebol no clube não tem o mesmo rendimento de temporadas passadas.
Lúcio (Bayern de Munique) – Outro titular absoluto. É um dos zagueiros mais credenciados do mundo.
Luisão (Benfica) – Dunga gosta de seu futebol. Está valorizado. Seu nome é disputado por grandes clubes da Europa.

Sem muitas novidades. Setor bem servido. Outros nomes pretendiam ser convocados, tais como, Alex Silva (Hamburgo-ALE), Naldo (Werder Bremen-ALE) e Miranda (São Paulo).

Meio-campistas:
Anderson (Manchester United) –
tricampeão inglês com a camisa do Manchester United. Jogador versátil e sua carreira está em ascendência.
Gilberto Silva (Panathinaikos) – Não entendo porque ainda é lembrado. Limitado tecnicamente.
Josué (Wolfsburg) – Não é o mesmo Josué dos tempos de São Paulo. Também é limitado tecnicamente.
Ramires (Cruzeiro) – Finalmente foi lembrado por Dunga. É um dos melhores (se não o melhor) jogadores atuando no Brasil. Ramires deixou de ser volante e se transformou em um meia mais adiantado.
Elano (Manchester City) – Mesmo não viver grande fase no clube, consegue fazer boas partidas com a camisa da seleção. Por isso, a convocação.
Felipe Melo (Fiorentina) – Agradou Dunga nas últimas partidas das Eliminatórias. Versátil, é um dos destaques da Fiorentina, time que briga por uma vaga na Liga dos Campeões na próxima temporada.
Júlio Baptista (Roma) – Ainda não achou seu espaço no clube, mas, na seleção consegue realizar boas apresentações.
Kaká (Milan) – Não tem muito o que dizer sobre Kaká. Não está na sua melhor fase, mas, é ainda um dos melhores jogadores do mundo.

Nesta convocação, nenhum organizador de jogadas - aquele camisa 10 de origem. As novidades são a ausência de Ronaldinho Gaúcho e a presença de Ramires. No mais, os convocados são jogadores lembrados por Dunga nas últimas convocações. Mesmo assim, boa parte da imprensa e da torcida brasileira questionam as presenças de Gilberto Silva, Josué e Elano e a ausência de Diego (Werder Bremen). Hernanes (São Paulo) também não foi convocado. Justificável, pois não está nos seus melhores momentos.

Atacantes:
Alexandre Pato (Milan) –
Ainda não deslanchou. É sempre uma esperança no Milan e na seleção.
Luís Fabiano (Sevilla) – Não é o camisa 9 dos sonhos, mas, é o atacante mais regular dos últimos jogos.
Robinho (Manchester City) – Mesmo irregular, é um grande jogador. Em dia inspirado, decide.
Nilmar (Internacional) – Retorna à seleção. Convocação merecida, pois volta a viver grande fase.

Os três primeiros nomes eram quase certeza. A dúvida seria para quarta vaga. Nilmar venceu a disputa contra Ronaldo (Corinthians) e Grafite (Wolfsburg), um dos artilheiros do Campeonato Alemão.

3 comentários:

Vinicius Grissi disse...

A convocação foi boa. O único nome que eu discordo é o de Gilberto Silva, mas ele é da confiança de Dunga e não tem jeito. Josué tem jogado muito bem na Alemanha e está reencontrando o bom futebol.

Alguns outros nomes poderiam até aparecer. Mas de alguma forma, essa foi a melhor convocação de Dunga até aqui.

Bruno Miranda disse...

Também não concordo com as convocações do Gilberto Silva, do Josué e Elano. Nao são jogadores de seleção. As outras convocações são merecidas

Fábio disse...

De um modo geral, a convocação foi boa. O maio problema é o Gilberto Silva.

abraços