segunda-feira, 18 de maio de 2009

Equilíbrio

Coluna Luciano Dias - Memória e calculadora esportiva

Se o campeonato Brasileiro é o melhor do mundo pode-se discutir. Mas é indiscutível que é o mais equilibrado, pelo menos se comparado aos grandes centros. Poucos torneios tem tantos times no mesmo nível. O inicio do Brasileiro deste ano é a confirmação.

Em 20 jogos disputados, já foram contabilizados 10 empates. Ou seja, 50% das partidas terminaram na igualdade. É o inicio mais equilibrado dos últimos anos. O ano que chega mais perto é 2003, quando aconteceram 11 empates em 24 jogos das duas rodadas iniciais.

Goiás, Santos, Avaí, Barueri e Botafogo só sabem o que é empate até agora. Destaque para o time esmeraldino, que protagonizou dois empates em 3 a 3.

1ª rodada
Sport 1x1 Barueri
Avaí 2x2 Atlético-MG
Santo André 1x1 Botafogo
Goiás 3x3 Náutico
Grêmio 1x1 Santos

2ª rodada
Flamengo 0x0 Avaí
São Paulo 2x2 Atlético-PR
Santos 3x3 Goiás
Botafogo 0x0 Corinthians
Barueri 0x0 Fluminense

Quando a vitória foi conseguida, nenhuma equipe abriu mais de dois gols de vantagem. O triunfo do Santo André, por 4 a 2, neste sábado, contra o mistão do Coritiba, é considerado o placar mais anormal deste inicio de competição. O Coxa, por sinal, é a única equipe que não pontuou.

1ª rodada
Palmeiras 2x1 Coritiba
Corinthians 0x1 Internacional
Cruzeiro 2x0 Flamengo
Fluminense 1x0 São Paulo
Atlético-PR 0x2 Vitória

2ª rodada
Atlético-MG 2x1 Grêmio
Coritiba 2x4 Santo André
Internacional 2x0 Palmeiras
Náutico 2x0 Cruzeiro
Vitória 1x0 Sport

A verdade é que muitas equipes acordam só depois (leia-se São Paulo no ano passado). É verdade também que sempre aparece um cavalo paraguaio (leia-se Botafogo nos últimos campeonatos). Outros times nunca acordam (leia-se Vasco em 2008).

Alguns fatores ainda devem aumentar (ou diminuir) o equilibrio do Brasileirão: o fim da Copa do Brasil e da Libertadores e as iminentes transferências que devem enfraquecer alguns clubes, mas fortalecer outros. De qualquer forma, a regularidade é o melhor caminho para o título. Internacional e Vitória largaram na frente.

2 comentários:

Fábio disse...

É o melhor campeonato do mundo.Pelo menos em emoção.

abraços

Vinicius Grissi disse...

Infelizmente, o calendário brasileiro prejudica demais o início da competição. Os clubes só começam a levar o torneio como ele merece a partir da 10ª, 12ª rodada.

Muita coisa vai mudar. Muita coisa vai acontecer.