quarta-feira, 13 de maio de 2009

Aos trancos e barrancos

Coluna Luciano Dias - Memória e calculadora esportiva

Um sofrimento que está valendo a pena. Este é o sentimento dos torcedores do Palmeiras na Libertadores deste ano. De um modo geral, a campanha do Verdão não é boa. Mas, a equipe já está nas quartas de final do torneio.

Na primeira fase foi aquele sufoco para se classificar. Venceu com o placar mínimo o Colo Colo, no Chile, aos 42min de partida. Nesta quarta feira, pelas oitavas de final, outro desespero. Eliminou o Sport nos pênaltis, dentro do caldeirão da Ilha do Retiro. Prevaleceu mais uma vez a estrela de São Marcos, que já conseguiu feitos semelhantes nas edições de 1999, 2000 e 2001.

A campanha sofrida do Palmeiras nesta Libertadores se parece muito com o retrospecto do campeão Cruzeiro, em 1997. Naquele ano, o time celeste perdeu os três primeiros jogos e conseguiu a classificação para a fase seguinte apenas na última partida. Confira os números:

Primeira fase:
Cruzeiro 97 - 9 pontos, 2º lugar - 3v e 3d
Palmeiras 09 - 10 pontos, 2º lugar - 3v, 1e e 2d

Nas oitavas de final, os sofrimentos dos Palestras foram parecidos. Se na edição deste ano a estrela de Marcos brilhou nos pênaltis, naquele foi Dida que se transformou em herói. O Cruzeiro eliminava o El Nacional (EQU) e seguia às quartas de final da Libertadores.

Oitavas de final:
Cruzeiro 97
El Nacional (EQU) 1 x 0 Cruzeiro - Quito
Cruzeiro 2 x 1 El Nacional (EQU) - Belo Horizonte
Cruzeiro 5 a 3 nos pênaltis

Palmeiras 09
Palmeiras 1 x 0 Sport - São Paulo
Sport 1 x 0 Palmeiras - Recife
Palmeiras 3 a 1 nos pênaltis

De fato, o Cruzeiro conquistou a Libertadores de 1997 aos trancos e barrancos. Foram mais duas derrotas no percurso, totalizando seis no torneio.

Quartas-de-final
Cruzeiro 2 x 0 Grêmio//Grêmio 2 x 1 Cruzeiro
Semifinal
Cruzeiro 1 x 0 Colo Colo//Colo Colo 3(1) x 2(4) Cruzeiro
Final
Sporting Cristal 0 x 0 Cruzeiro//Cruzeiro 1 x 0 Sporting Cristal

Este ano, o Verdão já foi derrotado em três oportunidades. Mas, se o final palmeirense for o mesmo da Raposa há 12 anos, a torcida alviverde não vai se importar em perder mais algumas vezes.

O restante do caminho palmeirense não vai ser nada fácil. Nas quartas, o Verdão se encontra com o melhor Nacional (URU) dos últimos anos. Nas semis, o adversário deve ser uma equipe argentina - Boca ou Estudiantes. E caso passe por estes confrontos, a possibilidade de assistirmos uma final brasileira é muito grande. Isso se outras duas equipes brasucas passarem às semis.

Veja a arte do jornal argentino Olé:




Será que o Palmeiras, aos trancos e barrancos, consegue o bicampeonato, assim como o Cruzeiro em 1997?

3 comentários:

Bruno Miranda disse...

Acho que é mto dificil o Palmeiras ser campeão

Vinicius Grissi disse...

O Palmeiras não será campeão. Até porque, tem um treinador ultrapassado, infelizmente.

Fábio disse...

Se aquele time feio do Cruzeiro venceu em 97 não é impossível o Palmeiras vencer neste ano