segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mineiro dá a volta ao mundo de bicicleta

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Dia 8 do 8 de 2008, às 8h08. Data da saída de um aventureiro que tinha um objetivo: dá a volta ao mundo de bicicleta. O objetivo foi realizado. E no dia 11 do 11 de 2011, às 11h11, o retorno desta aventura.

Longe de casa há mais de mil dias, o administrador mineiro Danilo Perrotti, de 30 anos, enfim, terminou a jornada ao redor do planeta, quando chegou à Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A volta o mundo foi encerrada ao completar 3 anos, 3 meses e 3 dias. Desde que iniciou a viagem, o atleta percorreu 59 países nos cinco continentes. Mais de 50 mil quilômetros rodados. Perroti dividiu o percurso em oito etapas: Brasil, Europa, Oriente Médio e Norte da África, Ásia, Oceania, América do Norte, América Central e América do Sul. E fez um diário de bordo no site www.homemlivre.com.br, no qual publicou suas impressões sobre os países.
 
Nos bagageiros da bicicleta, o aventureiro levou barraca de camping, esteira e utensílios para cozinhar quando não encontrava pousada para se hospedar. Máquina fotográfica, GPS, netbook, mapas, roupas de inverno, kit de primeiros socorros, bússola e um fogareiro também acompanharam o mineiro. Para cumprir o planejamento, Perrotti pedalava oito horas por dia e, quando não havia hotel, ele montava a barraca de camping.

Foram momentos inesquecíveis. O mineiro viu de perto o Palácio de Buckingham, na Inglaterra, passeou no meio de outros turistas pelos monumentos italianos. No Egito, viu o por do sol entre as pirâmides. Em Israel, o Muro das Lamentações. Na Índia, filmou o famoso Taj Mahal. Na Austrália, o aventureiro pedalou por paisagens desérticas que lembram o sertão nordestino. Foi recebido com alegria por crianças no Nepal e enfrentou o trânsito caótico do Peru. Aventura em estradas de asfalto, de terra... Jornada emocionante, que, em breve, vai virar documentário.

A saída em 2008 (com cabelo) e a chegada em 2011(careca) do aventureiro foram registradas pela TV Record. Confira:

Nenhum comentário: