quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Jabulani no Campeonato Mineiro?

Luciano Dias (@jornlucianodias)

A polêmica já está "rolando" no Campeonato Mineiro. Jogadores de Cruzeiro e Atlético destacam que a bola do Estadual tem efeitos estranhos.

Para os atacantes Thiago Ribeiro e Thiaguinho, do time celeste, a redonda muda de direção e faz muita curva. Já o zagueiro Edcarlos resume a bola em: mais seca e mais pesada. Entendeu?

A bola do Campeonato Mineiro está até parecendo com a Jabulani, que roubou a cena na Copa do Mundo da África do Sul, no ano passado. Na época, o goleiro Júlio César comparou a bola do Mundial com aquelas de supermercado. O atacante Luis Fabiano também ironizou: "ela é sobrenatural".

Meio a tantas polêmicas, cientistas analisaram a Jabulani. Eric Berton, diretor adjunto do Instituto de Ciências do Movimento de Marselha (França), especializada em ciências do esporte, explicou que as costuras da Jabulani são internas e ela parece então uma esfera perfeita. Em outras palavras, a Jabulani seria redonda demais.

Em Minas, também já tivemos outra bola polêmica. Em 2006, a redonda do Campeonato Mineiro era laranja. Motivo de muitas reclamações dos jogadores, já que a visualização ficava prejudicada.

Para o zagueiro Edcarlos, a bola com efeitos estranhos não é motivo de desculpas caso a equipe celeste tropeçe nesta temporada. O volante Serginho, do Atlético, usa o mesmo discurso. "Estamos acostumando. Tudo é costume né!?".

Veremos se os jogadores se adaptaram realmente com a bola no Campeonato Mineiro, que começa no dia 29 de janeiro.

Veja a matéria do Esporte Record:

Produção: Luciano Dias
Narração: Dudu

Nenhum comentário: