terça-feira, 23 de novembro de 2010

Crise no Villa Nova

Luciano Dias (@jornlucianodias)

O Villa Nova, um dos times mais tradicionais do futebol mineiro, está em crise. Funcionários com salários atrasados, falta de verba...

O Leão do Bonfim, como é conhecido, tem 102 anos. É o segundo time mais antigo de Minas Gerais, ficando atrás apenas do Atlético Mineiro por causa de três meses de diferença. É um time que tem no currículo cinco campeonatos mineiros e é o primeiro campeão da Série B, feito conquistado em 1971 (foto).

Imagem: Villa Nova

De fato, o Villa é uma equipe que sempre incomoda as equipes da capital. A história mostra isso. Afinal, quem não se lembra da campanha no Estadual de 1997? O time eliminou o Galo nas quartas-de-finais e deu muito trabalho para o Cruzeiro na decisão.

Mas, hoje a realidade é bem diferente. O último título foi a Taça Minas Gerais, em 2005. O presidente Zuca, que tenta fazer milagres, pode ser considerado um "tampão" no cargo após a saída do então presidente Adão Gomes. Os salários dos jogadores e dos funcionários estão atrasados.

O goleiro Alex, que está no clube há quase um ano, é uma das vítimas da crise. Ele não recebe há dois meses. A situação dos outros funcionários (jardineiros, cozinheiros, faxineiros, porteiros etc) é ainda pior, segundo o goleiro. "Tem funcionário que não recebe desde o início do ano", destaca.

Alex foi revelado no América, em 2005. No ano passado, foi um dos destaques do Democrata de Governador Valadares na disputa do Campeonato Mineiro. O goleiro chegou ao Leão do Bonfim em dezembro de 2009. Este ano, disputou o Estadual e a Taça Minas Gerais pelo time de Nova Lima. Mas uma goleada sofrida para o Uberaba, por 6 a 1, nas semifinais, tirou o sonho do título.

Alex está de férias até o dia 7 de dezembro e, segundo ele, o seu contrato termina no final do estadual de 2011. Mesmo com os salários atrasados, o goleiro deve continuar no clube.

De fato, a crise deixa os rúgidos do Leão cada vez mais decadentes. Mas, há expectativa de dias melhores com as eleições para novo presidente, no dia 14 de dezembro.

Assista ao drama de funcionários e o descaso no clube:

Programa: Esporte Record
Repórter: Maíra Lemos
Produção: Luciano Dias e Samuel Venâncio


video

Um comentário:

Rogério disse...

Descaso com um dos times mais tradicionais de Minas. O sentimento é de vergonha.