sexta-feira, 3 de julho de 2009

É vantagem decidir em casa?

Coluna Luciano Dias - Memória e calculadora esportiva

É importante fazer melhor campanha na primeira fase para ter a vantagem de decidir em casa na fase de mata-mata. VANTAGEM? Não é muito bem o que está acontecendo no futebol mundial. Como exemplos mais próximos, as semifinais da Libertadores e as finais da Copa do Brasil.

Na competição continental, Cruzeiro e Estudiantes (ARG), que fizeram as segundas partidas fora de casa, levaram a melhor. O mesmo pode se dizer para o Corinthians na Copa do Brasil contra o Internacional.

Vamos aos números, analisando a partir das quartas-de-finais, quando os favoritos começam a se encontrar:

Libertadores – Dos seis duelos, os times que fizeram o primeiro jogo em casa levou a melhor em quatro oportunidades, contra duas dos clubes que decidiram dentro dos seus domínios. Destaques para Cruzeiro e Estudiantes, que jogaram as segundas partidas fora nas quartas e nas semi.

Copa do Brasil – Equilíbrio, mesmo assim, melhor para quem decidiu fora. Dos sete confrontos, em quatro oportunidades levou vantagem quem jogou a segunda partida fora dos domínios. Destaque para o Corinthians, que decidiu fora nas quartas, nas semi e nas finais.

Vamos observar se o mesmo acontece na Europa, na Liga dos Campeões. Em consideração, as quartas-de-finais e as semifinais:
Lembrando que a final é disputada em um único jogo, em campo, geralmente, neutro

Goleada!! Desta vez, quem jogou o segundo jogo fora, levou grande vantagem. Dos seis confrontos, em cinco classificou-se quem jogou a segunda partida fora dos seus domínios.

Placar final nos três campeonatos (Libertadores, Copa do Brasil e Liga dos Campeões): 13 para quem decidiu fora contra 6 para quem decidiu em casa.

Supostas explicações:

Sem muitas explicações. As poucas que existem, são óbvias. O importante é saber jogar de acordo com o regulamento. Nos últimos anos, as equipes estão fazendo isso melhor. O técnico do Corinthians, Mano Menezes, antes da final da Copa do Brasil contra o Internacional, resumiu: “Tudo depende da primeira partida”. Ou seja, fazer um bom resultado no primeiro jogo em casa (geralmente, os mandantes estão fazendo isso bem) é essencial.

Para o volante Christian, também do Corinthians, equipes que querem ser campeãs não podem escolher onde jogar. “Time que quer ser campeão não pode propor onde quer jogar. Temos que saber jogar fora de casa e marcar bem, porque neste tipo de competição não se pode escolher muita coisa", explicou.

Outro fator que, querendo ou não, está fazendo a diferença é o tal do gol fora de casa. Equipes que fazem bons resultados em casa e tomam poucos gols, jogam o segundo confronto atuando nos contra-ataques, beliscando um golzinho que pode fazer toda a diferença.

Como exemplos, os jogos decisivos desta semana. Cruzeiro e Corinthians, ao marcarem dois gols fora de casa, obrigaram Inter e Grêmio marcarem cinco. Quase impossível.

Discussões à parte, tem aqueles que preferem acreditar apenas em coincidências. Será?

5 comentários:

Fábio disse...

Acho que o golzinho fora de casa faz toda a diferença. Espero que o quadro mude nas finais e o Cruzeiro saia com o título.

Vinicius Grissi disse...

Jogar a primeira em casa é ótimo. Quando você consegue fazer um bom resultado.

A coisa é simples. Tudo depende, no fim das contas, do que é feito dentro de campo.

Agora, quando não vale o gol fora de casa, como na decisão da Libertadores, o time que decide em casa leva uma pequena vantagem.

Vinicius Grissi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Grissi disse...

Jogar a primeira em casa é ótimo. Quando você consegue fazer um bom resultado.

A coisa é simples. Tudo depende, no fim das contas, do que é feito dentro de campo.

Agora, quando não vale o gol fora de casa, como na decisão da Libertadores, o time que decide em casa leva uma pequena vantagem.

Bruno Miranda disse...

Acho q o q está mais fazendo a diferença é o tal do gol fora de casa. As equipes estão tendo outra postura, principalmente nos primeiro jogo