quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Mais repatriados do país exportador

As edições especiais do Repatriados chegam ao fim. Nos últimos dias, analisamos, hipoteticameente, os retornos dos nossos craques para o Brasil. Com as voltas dos jogadores, grandes times foram formados.

Observamos as 10 equipes brasileiras (São Paulo, Cruzeiro, Santos, Atlético-MG, Flamengo, Internacional, Grêmio, Corinthians, Palmeiras e Fluminense) que mais negociaram jogadores nos últimos anos para o exterior. Como seria bom ver Kaká, Robinho, Alex, Alexandre Pato e Ronaldinho Gaúcho desfilarem novamente pelos campos do país!

Ressaltamos atletas de apenas 10 times, no entanto, é válido destacar outros jogadores que também retornariam para o Brasil. A polêmica e o destaque giram em torno do atacante Amauri. Confira a lista:

Helton e Juninho Pernambucano - Vasco
Doni, Naldo e Ederson - Juventude
Daniel Alves - Bahia
Alcides, David Luis, Leilton, Matuzalém e Dudu Cearense - Vitória
Fernandinho, Jadson, Alan Bahia, D. Marques e Pedro Oldoni - Atlético-PR
Arthur, Adriano e Rafinha - Coritiba
Brandão - São Caetano
Amauri - Santa Catarina Clube

As edições especiais do Repatriados foram importantes para o desenvolvimento de várias conclusões. A principal, talvez, é de que o Brasil é realmente o maior exportador de jogadores do mundo. Isso é registrado nos números. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2008 mais um recorde foi quebrado: 1.176 brasileiros deixaram o país. A maioria é de atletas desconhecidos, com pouco mercado no Brasil. Parece que 2009 não deve ficar para trás.


Luciano Dias

Nenhum comentário: