terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Adjetivos de um Brasileirão

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Disputado, surpreendente, emocionante, triste, tenso... Estes são alguns dos adjetivos que definem o Campeonato Brasileiro deste ano. O título foi para o Corinthians, pela quinta vez. O Timão, mesmo vencendo muitas partidas com placares apertados, foi a equipe mais regular durante a competição. O clube levou o caneco justamente no dia em que perdeu um dos maiores ídolos de sua história. Foi uma bela homenagem ao Doutor Sócrates.

Os cariocas também foram bem. Três equipes garantiram vagas na Libertadores do ano que vem. O Botafogo, se não fossem os tropeços na reta final, também poderia ter arrumado um lugarzinho na maior competição das Américas.

O Vasco é, sem dúvidas, o destaque carioca. O time cruzmaltino levou a Copa do Brasil no primeiro semestre, perdeu o treinador Ricardo Gomes (por causa de um AVC) à beira do campo. Desmotivação? Pelo contrário. Comandado pelo auxiliar Cristovão, o time chegou até a última rodada com chances de conquista.

Foi o campeonato em que o Santos, campeão da Libertadores, estava de férias. Mesmo assim, o Peixe apresentou o desfile de Neymar e o faro de gols de Borges, o artilheiro da competição. Foi o campeonato da surpresa Figueirense. Com um time bom e barato, o clube comandado por Jorginho quase garantiu uma histórica vaga na Liberadores.

Por outro lado, foi a competição das decepções dos rebaixados Atlético-PR, Ceará e Avaí. Foi o campeonato desastroso dos times mineiros. O saldo de Minas é um rebaixado (América) e dois (Cruzeiro e Atlético) que brigaram para não cair e não ficaram sequer com uma vaga na Copa Sul-Americana.

Aliás, o clássico entre Raposa e Galo, disputado na última rodada, merece um comentário à parte. Para muitos torcedores atleticanos, a goleada de 6 a 1 que o Cruzeiro aplicou foi injetada por dinheiro de Perrella e do banco BMG aos jogadores do Galo. Para os celestes, a vitória demonstrou superação, mesmo que demorada, contra a apatia alvinegra. Coisas de torcedores, que só aumentam a emoção do campeonato.

Ótimo, polêmico, alegre, diferente... Este é o Brasileirão, o campeonato com mais adjetivos do mundo.

Nenhum comentário: