sexta-feira, 20 de maio de 2011

POR ONDE ANDA? Aloísio Chulapa

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Atacante trombador, de fala engraçada... Conquistou vários títulos, principalmente, no São Paulo. O POR ONDE ANDA? de hoje encontrou Aloísio José da Silva ou Aloísio Chulapa, que tenta reencontrar o caminho das redes no interior de Santa Catarina.

Alagoano promissor

Nascido em Atalaia, cidade alagoana marcada pelo episódio da destruição do Quilombo dos Palmares, Aloísio despontou no CRB, ainda no time júnior. Em 1995, aos 19 anos, foi contratado pelo Flamengo. Ficou no rubronegro por dois anos, mas não teve muitas oportunidades em um time repleto de estrelas, como Romário, Sávio e Edmundo.

Em 1997, foi contratado pelo Guarani, mas também teve passagem apagada. Marcou apenas um gol em 17 jogos. No mesmo ano, foi negociado ao Goiás, onde o atacante começou a se destacar. Ficou no clube esmeraldino por três anos, o suficiente para conquistar o tricampeonato estadual.

Com o sucesso em Goiás, o atacante teve a chance de jogar no futebol francês, em 1999. Atuou por quase dois anos no Saint Etienne. Em 2001, veio a chance de vestir a camisa de um time grande da França: o Paris Saint German (PSG) , onde atuou com Ronaldinho Gaúcho. Título mesmo apenas da Copa Intertoto da UEFA, campeonato com equipes que não alcançavam a classificação para as principais competições europeias, ou seja Liga dos Camepeões e Copa da Uefa.

Em 2003, Aloísio foi contratado pelo Rubin Kasan, da Rússia. Foram dois anos de frio, nenhum título e apenas dois gols.

O belo retorno

Depois de passagem apagada no futebol russo, Aloísio foi contratado pelo Atlético Paranaense, em 2005. Um retorno na hora certa. O Furacão foi campeão paranaense e chegou à decisão da Libertadores. O atacante foi um dos destaques da equipe.
No mesmo ano, a chance de jogar no São Paulo. Aos 30 anos, chegava o grande momento na carreira. Ele ficou no Tricolor por quatro anos. Logo na primeira temporada, Aloísio conquistou o Mundial de Clubes. Foi dele a assistência para o gol de Mineiro na grande final contra o Liverpool.

Nos anos seguintes, em 2006, 2007 e 2008, veio o tricampeonato Brasileiro. Aloísio se transformou em uma das referências da equipe. Ganhou apelidos... No Tricolor, ele virou Aloísio Chulapa, apelido relacionado à semelhança física do jogador com Serginho Chulapa, ídolo sãopaulino entre as décadas de 1970 e 80.

O jogador também ganhou apelidos engraçados. O meia Souza, mesmo trocando o C pelo S, passou a chamar o atacante de “CB” (Sangue Bom).

Em busca de dólares, Aloísio se transferiu para o Al Rayyan, do Qatar, no final de 2008.

Um novo retorno... Sem sucesso!

Aloísio retornou ao futebol brasileiro, em 2009, para jogar no Vasco. Mesmo sem destaque, foi campeão da Série B com a camisa do time cruzmaltino. No ano seguinte, voltou ao Nordeste para atuar no Ceará. Uma passagem desastrosa pelo Vovô. Foram três jogos, nenhum gol marcado e um pênalti perdido.

Depois de três meses, acertou com o Brasiliense. Outra decepção. Foram apenas quatro gols no time candango e um rebaixamento para a Série C no currículo.

Uma nova chance na Colônia do Itajahy

Em 2011, com 36 anos, Aloísio ganhou uma nova oportunidade na carreira. Ele foi contratado pelo Brusque,de Santa Catarina para a disputa do Estadual. Chulapa marcou apenas dois gols pela equipe e o time não foi bem no Catarinense, ficando em sexto lugar nos dois turnos da competição.

Com o fim do Estadual, cogitou-se a saída de Aloísio para o CRB, time que o revelou, mas dirigentes do Brusque fizeram esforços para manter o atacante no clube. O espírito de liderança de Chulapa falou mais alto para a disputa da Série D.

Nenhum comentário: