domingo, 14 de março de 2010

Alonso vence a primeira em temporada de mudanças

por Pedro Rotterdan

E começa a temporada 2010 da F1, sem reabastecimento e com novo sistema de pontuação. O GP do Bahrein foi vencido pelo espanhol Fernando Alonso, que estreou pela Ferrari ao lado do brasileiro e segundo colocado na corrida Felipe Massa. Foi uma corrida tranquila. Alonso largou em terceiro e, logo na largada, conseguiu passar o companheiro de equipe. Na metade da prova, a dupla da Ferrari ultrapassou, de uma só vez, o alemão Sebastian Vettel, da RBR ,que estava com problemas no carro. O pódio foi completado pelo inglês da McLaren, Louis Hamilton.

A corrida também contou com várias novidades na pista. Além das novas regras, dois pilotos voltaram para a competição. Felipe Massa, que ficou oito meses afastado das pistas por causa de uma mola que se soltou do carro do também brasileiro Rubens Barrichello na temporada passada. Felipe Massa fez uma boa corrida, regular durante toda a prova, largou e chegou em segundo lugar. O outro retorno, também muito esperado, foi do heptacampeão Michael Schumacher. Ele havia se aposentado no final da temporada de 2006 e voltou correndo pela Mercedes, antiga Brawn, e terminou a corrida em sexto lugar. Assim como Massa, o alemão fez uma corrida tranquila, sem erros, foi pouco agressivo sem arriscar nas ultrapassagens. Outra volta muito boa para a F1 foi a da equipe Lotus, que Ayrton Senna defendeu nos anos 80. A equipe conta com o veterano Jarno Trulli, da Itália, e o finlandês Heikki Kovalainen.

Rubens Barrichello, da Williams, terminou a prova em 10º lugar e marcou um ponto. O carro não é o que todos esperavam. Faltam muitos acertos para a Willians ser competitiva e disputar pódio. A equipe é apenas a quinta força entre as 13, ficando atrás da Ferrari, McLaren, Renault e Mercedes. Mesmo assim, está lado a lado com RBR e Force India, que também querem ser a quinta força.

Duas equipes estreantes trouxeram estreias de dois brasileiros. Eles não conseguiram muita coisa. Lucas DiGrassi, da Hispania, e Bruno Senna, da VTR, abandonaram a prova. Bruno largou dos boxes após uma decisão da equipe. Mesmo assim, ele conseguiu algumas ultrapassagens, mas, com o carro muito lento, abandonou a prova ainda com 15 voltas. Essas duas equipes, ainda sem muito planejamento, podem ser boas para que eles ganhem experiência. Eles devem manter a calma. Todo início é complicado. Eles devem se espelhar no caso de Nelsinho Piquet na temporada passada. Eles devem focar na carreira e ficar bem longe de polêmicas.

O que muda em 2010

Entre as novidades está a nova regra de pontuação, fim do reabastecimento. Todas essas regras vão deixar a competição mais disputada. Confira as principais mudanças para 2010.

Fim do reabastecimento

Depois de 16 anos, chega ao fim o reabastecimento. Isso vai deixar os pit stops mais rápidos, apenas para troca de pneus. Assim todas as equipes entram em igualdade na pista, todos com o mesmo peso. Aí o que vai falar mais alto é a força do motor. Os tanques ficaram maiores e assim, os carros mais pesados. Vai atrapalhar as ultrapassagens? Só a temporada pra dizer. Os mecânicos mais rápidos vão deixar a equipe mais perto da vitória.

Nova pontuação

A nova regra de pontuação vai permitir que mais pilotos pontuem, assim a briga pelo título pode ficar mais emocionante. No antigo sistema pontuavam do primeiro ao oitavo colocado. O primeiro marcava 10 pontos, o segundo 8, o terceiro 6 e seguia 5-4-3-2-1. Agora o primeiro leva 25 pontos, 18 para o segundo, 15 para o terceiro e seguindo até o décimo 12-10-8-6-4-2-1.

KERS

O fim do KERS, sistema de recuperação de energia usado nas ultrapassagens, chegou a ser discutido pelas equipes. Elas até haviam entrado em um acordo sobre isso. Mas ele permanece na F1 como uma opção. As escuderias combinaram em não usar. Mas, caso alguma queira ,pode optar pelo equipamento, já que a FIA autorizou. Mas times grandes, como Ferrari e McLaren, devem optar por utilizá-lo novamente.

Nenhum comentário: