segunda-feira, 31 de maio de 2010

Raio-x da Copa

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Grupo G

Seleções: Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal
Palpite: Brasil e Portugal

Brasil
O time não chega tão badalado como em 2006, quando tinha o "quarteto mágico". Quatro grandes jogadores de frente: Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo. O fato dos holofotes não estarem virados para a nossa seleção é muito bom. Foi assim que o Brasil conquistou os dois últimos mundiais. Muitos não acreditavam nos times de 94 e 2002.

Com uma convocação contestada, a esperança brasileira está depositada em Kaká. Além disso, o crescimento do setor defensivo nos últimos anos deve ser destacado. Júlio César, Maicon, Juan e Lúcio apresentam belo entrosamento. Sim, falta um lateral esquerdo regular e um camisa 10. Mas os resultados nas últimas competições (Copa América, Copa das Confederações e Eliminatórias) superam estes pontos fracos e aumentam o favoritismo brasileiro.

Coréia do Norte
Um país que disputa sua segunda Copa do Mundo. Em 1966 fez até bonito. Eliminou a Itália e chegou às quartas no Mundial da Inglaterra. Foi uma das maiores zebras da história das Copas. Mas, na África, a realidade deve ser outra. O time tem tudo para ser o saco de pancadas do grupo. A maioria dos jogadores da seleção joga no país. O que aponta a inocência dos atletas.

Os destaques da equipe são Hong Yong-Jo, do FC Rostov (RUS), e Jung Tae-Se, mais conhecido como Rooney asiático, do Kawazaki Frontale (JAP). Força no futebol de lado, vale ficar atento ao impacto político que a Coréia do Norte, um dos poucos países socialistas, vai sofrer após participar de um evento global do porte de uma Copa do Mundo.


Costa do Marfim
Mais um time africano, com jogadores habilidosos, mas com deficiências na defesa. Se observarmos a convocação, é possível dizer que a Costa do Marfim tem o melhor time da África. Tem que respeitar uma seleção que tem Drogba, Kalou, Yaya Touré e Ebouê. São jogadores de times de ponta da Inglaterra.

O azar marfinense é ter no mesmo grupo Brasil e Portugal. É o mesmo drama de 2006, na Alemanha, quando na mesma chave estavam Holanda e Argentina. A seleção deve ficar em terceiro lugar. Mas, ao mesmo tempo, tem totais de condições de desbancar um dos favoritos da chave.

Portugal
É um time que não se encaixa. Tem grandes jogadores, como o astro Cristiano Ronaldo e os luso-brasileiros Deco e Liédson. As eliminatórias foram sofridas. Vaga para a Copa conquistada apenas na repescagem. Se analisarmos a última Copa, quando os comandados por Felipão chegaram às semifinais, a seleção não teve muita renovação.

É um time envelhecido e piorado. Portugal vai depender, e muito, do futebol de Cristiano Ronaldo. Se não tiver cuidado, pode perder a vaga para a segunda fase para a Costa do Marfim.

Nenhum comentário: