terça-feira, 25 de maio de 2010

Raio-x da Copa

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Grupo B

Seleções: Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia
Palpite: Argentina e Nigéria

Argentina
Mesmo com as decepções nas últimas quatro Copas e com a campanha irregular nas Eliminatórias, a bi-campeã Argentina chega à África como uma das favoritas ao título. Deve garantir a primeira colocação no grupo com tranquilidade. O que pode complicar é a falta de padrão de jogo da equipe. Deficiência que pode ser corrigida por Maradona com a série de amistosos que o time vai fazer antes da Copa.

Os holofotes estão voltados para Lionel Messi, o melhor jogador do mundo. Aliás, o setor ofensivo é o ponto forte desta seleção. Além de Messi, o time conta com atacantes que vivem grandes fases, como Milito, Higuain, Tevez e Aguero. Difícil é saber quem vai ser titular.

Nigéria
Um time imprevisível. Deu muito trabalho nas Copas de 94 e 98, mas perdeu força nos últimos anos. Falta jogadores de qualidade, principalmente, no meio-campo. Tanto que o volante do Chelsea e destaque da equipe, Obi Mikel, joga com a 10. A torcida tem saudades do armador Okocha, organizador das jogadas nos últimos Mundiais.

Mesmo com a carência de atletas de qualidade, a Nigéria tem condições de avançar para a segunda fase. Com exceção da Argentina, os adversários da chave são fracos. Mas, de fato, os nigerianos não devem ir muito longe na Copa.

Coréia do Sul
Um time quase sempre impecável. Nas Eliminatórias asiáticas, é claro. Repetir o feito de 2002, quando a o país chegou em quarto lugar na Copa que sediou junto com o Japão, é muito difícil. O primeiro objetivo é classificar para as oitavas. Seria um grande feito, por sinal.

O destaque é o meio campista do Manchester United Park Ji Sung. No mais, a Coréia do Sul conta com jogadores experientes, que já disputaram outras Copas, como o goleiro Lee Woon Jae, de 37 anos.

Grécia
É uma equipe com uma boa defesa. O mesmo não é possível dizer do setor ofensivo. Nas Elimatórias européias, a vaga para o Mundial foi conquistada na repescagem, contra a Ucrânia, de Shevchenko. O time vai apenas para a sua segunda Copa do Mundo. Em 1994, perdeu todos os jogos.

A esperança grega é que aconteça uma zebra semelhante com a que ocorreu na Eurocopa de 2004, quando o time desbancou todos os favoritos. De fato, vai ficar só na esperança. O destaque da equipe é o meia Karagounis, do Panathinaikos.

Nenhum comentário: