quarta-feira, 26 de maio de 2010

Raio-x da Copa

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Grupo C

Seleções: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia
Palpite: Inglaterra e Estados Unidos

Inglaterra
Um grande time. A classificação para a Copa do Mundo foi tranquila. Foram nove vitórias e apenas uma derrota nas Eliminatórias. O English Team tem jogadores de ponta no futebol mundial. Rooney, Lampard, Gerard, Terry...

Além disso, tem um grande treinador. Fábio Capello tem a fama de conquistar títulos por onde passa. Diante de tantos destaques, não tem como deixar de apontar a Inglaterra como favorita. Mas, a falta de um grande goleiro pode prejudicar os ingleses.

Estados Unidos
Uma seleção em evolução. Foram-se os tempos que vencer os Estados Unidos era resultado certo. O segundo lugar na última Copa das Confederações mostra o crescimento. A equipe deve se classificar para a segunda fase. Argélia e Eslovênia são muito fracos. A qualificação para o Mundial da África foi tranquila. Também pudera. A eliminatória que disputa é ridiculamente fácil.

Os Estados Unidos têm jogadores obedientes taticamente O destaque da equipe é, mais uma vez, o atacante Donovan. Com o elenco que tem, as quartas de finais seria um grande resultado para os estadunidenses.

Argélia
Depois de 24 anos, o país volta a disputar uma Copa do Mundo. A Argélia não tem nenhum grande jogador. Metade do time atua em clubes médios ou pequenos da Europa e a outra metade no futebol local.

Se jogar como fez nas eliminatórias, a Argélia não deve incomodar. Mesmo sem grandes perspectivas para este Mundial, pelo menos, desta vez, a torcida argelina não vai precisar torcer para Zidane, nascido no país e naturalizado francês. Finalmente, os torcedores tem um time inteiro para vibrar na Copa.

Eslovênia
Considerada a maior zebra européia para este Mundial. Nas Eliminatórias, deixou para trás times de tradição, como Rússia e República Tcheca. Disputa a sua segunda Copa do Mundo. Em 2002, com três derrotas, ficou apenas em 30º lugar. Para esquecer aquele Mundial, nenhum jogador daquele ano está no time atual. Ir para a segunda fase na África seria um grande feito.

Com é tradição nos países do leste europeu, a Eslovênia é muito disciplinada, mas peca, e muito, na qualidade técnica. O grandalhão Novakovic, de 1,92m, que atua no Colônia (ALE), é a esperança de gols da equipe.

Nenhum comentário: