segunda-feira, 31 de maio de 2010

Destaques especiais



Rafael Rebuiti (@rafaelrebu)

A partir de hoje, o Acréscimos traz para você tudo que aconteceu de mais importante no final de semana nos esportes especializados em todo o planeta. Um “resumão” com os resultados, a participação brasileira em diversas modalidades e o que foi destaque no esporte nacional e internacional. Ainda teremos boletins extraordinários produzidos no decorrer da semana para não deixar passar nada em branco.

Assunto não falta neste primeiro boletim, já que o fim de semana foi repleto de emoção na pista, no tatame, nas quadras e na areia.

Confira o que foi destaque no esporte mundial:

Atletismo:
O atletismo mundial comemora hoje, com entusiasmo, o primeiro feito de Usain Bolt. O jamaicano estabeleceu sua primeira quebra de recorde mundial dos 100 metros rasos. O feito do aconteceu em Nova York. Bolt cravou 9s78, superando a marca do norte americano Tyson Gay.

No Brasil, aconteceu o GP de atletismo de Maringá (PR). E os brasileiros foram muito bem, conquistando cinco medalhas de ouro: Kléberson Davide, nos 800m (1m46s26); Ronald Julião, no lançamento de disco (59m); Rubens dos Santos Junior, no salto em distância (7,68m); Jailma Sales de Lima, nos 400m (52s90); e Tânia Ferreira da Silva, no salto triplo (13,30m).

Mas o destaque do GP no sul do país ficou por conta da americana LaShauntea Moore, que fez nos 100 metros o tempo de 10s97. Com esta marca ela se tornou a primeira atleta a correr a distância em menos de 11s na América do Sul.

Automobilismo:

O fim de semana foi marcado por grandes emoções nas duas principais categorias do esporte a motor do mundo.

Na fórmula 1, o GP da Turquia tinha tudo para ter novamente a dobradinha dos carros da Red Bull. Mas, os dois pilotos da escuderia se engalfinharam na volta de número 40, quando o alemão Sebastian Vettel, que vinha em segundo, tentou a ultrapassagem sobre Mark Webber. O australiano defendeu corretamente, mas Vettel voltou com o carro para cima de Webber. Resultado: os dois bateram e deixaram a vitória no colo do inglês Lewis Hamilton, seguido pelo companheiro de equipe Jason Button. Os brasileiros decepcionaram. Massa foi apenas o sétimo, Barrichelo chegou em 14º e Lucas Di Grassi chegou na penúltima posição. Bruno Senna não completou a prova.

Neste domingo, aconteceu a prova mais famosa e importante do automobilismo mundial: as 500 milhas de Indianápolis. Diferente da Fórmula 1, o que não faltou foi emoção durante as mais de três horas de corrida. O escocês Dario Franchitti foi o vencedor. Os brasileiros Hélio Castro Neves e Tony Kanaan disputavam as primeiras posições até as últimas voltas da corrida, quando tiveram que entrar nos boxes para reabastecer seus carros. O resultado foi a queda na classificação final. Helinho chegou em nono e Kanaan em 11º.

Basquete:

Na NBA, foram conhecidos os finalistas da competição. As equipes do Boston Celtics e do Los Angeles Lakers se enfrentarão na grande final, na série melhor de sete partidas. Os Lakers, que tentam o segundo título consecutivo, chegam à decisão como favoritos. Já os Celtics têm a missão de trazer a taça novamente para o Leste.

Já na Liga Nacional de Basquete, o Brasília venceu o Flamengo na terceira partida da decisão e fez 2 a 1 na série melhor de cinco. O jogo foi bastante disputado e a vitória de 85 a 84 colocou a equipe brasiliense a uma vitória do título. A próxima partida acontece nesta quinta feira (3), no Rio de Janeiro.

Lutas:

O Brasil mostrou mais uma vez a sua força e tradição no judô. Na etapa da Copa do Mundo realizada em São Paulo, a delegação brasileira conquistou 12 medalhas: cinco ouros, três pratas e quatro bronzes. O resultado traz motivação para o judô nacional, que, no mês de setembro, disputa o campeonato mundial no Japão.

O brasileiro Rogério Minotouro não teve moleza para vencer o UFC 114 contra Jason Brilz, adversário que substituiu Forrest Griffin. A vitória foi dada pelos juízes, por pontos. Minotouro é considerado o maior atleta da atualidade no vale tudo. Com esta vitória, ele leva para casa o cheque de US$ 65 mil pela melhor luta do show.

Tênis:

Acontece em Paris, um dos quatro torneios mais importantes de tênis do mundo. O Aberto da França foi de vitórias para os brasileiros neste fim de semana. Nas duplas, os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo derrotaram os italianos Daniele Bracciali e Potito Starace com um duplo 7/6. Agora, eles enfrentam, nas quartas de finais do torneio, a dupla formada pelo austríaco Julian Knowle e o israelense Andy Ram, cabeças de chave número 10 da competição .

Já na chave de simples, Tomaz Belluci derrotou o croata Ivan Ljubicic, no último sábado (29), e enfrenta nesta manhã, o espanhol Rafael Nadal, atual número dois do mundo e considerado o Rei do Saibro.

Já na chave juvenil do torneio, o brasileiro Thiago Fernandes, ex número 1 da ATP entre os tenistas até 18 anos, estreou vencendo com facilidade o neozelandês Sebastian Lavie com parciais de 6/4 e 6/1. Outro brasileiro na categoria a estrear com vitória foi o gaúcho Guilherme Clezar. Ele venceu o americano Raymond Sarmiento por 7/5 e 6/3.

Vôlei de Praia:

Juliana e Larissa foram campeãs da etapa de Seul, na Coreia do Sul, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia pela primeira vez. Neste domingo, as brasileiras derrotaram as americanas Angie Akers e Tyra Turner por 2 sets a 0 (parciais de 21/11 e 21/18), na final da competição. O bronze do quarto torneio da temporada ficou com as campeãs mundiais Jennifer Kessy e April Ross, também dos Estados Unidos, que venceram as brasileiras Talita e Maria Elisa.

Nenhum comentário: