segunda-feira, 10 de maio de 2010

Acho que vi um campeonatinho começar...

Thiago Ricci (@thiricci)

Não, não foi impressão ou um devaneio da sua mente. Sim, no fim de semana, as 20 principais equipes do Brasil deram início ao torneio de futebol entre clubes mais equilibrado do mundo. Sim, os maiores vencedores do torneio se enfrentaram na primeira rodada! Sim, quatro times jogam a sorte no maior campeonato das Américas no meio da semana.

Chega a ser cômico o início do Brasileirão. Como Luciano Dias (@jornlucianodias) bem frisou no texto abaixo, o público foi decepcionante e oito times (ou 40% das equipes) jogaram incompletos. Não é justo culpar somente a mentalidade do público, que, após sete anos desde a implantação dos pontos corridos, já entende bem a importância de todo jogo.

O grande responsável? A querida Confederação Brasileira de Futebol, conhecida pela alcunha CBF. Neste ano, em que a Copa do Mundo acontece, a confederação fatura, somente com publicidade (declarada, obviamente), R$220 milhões. Para efeito de comparação, o Corinthians, detentor do maior patrocínio brasileiro, ganha, ao todo, R$41 milhões por ano. E o alvinegro tem uma estrutura física e pessoal enorme para manter.

É responsabilidade da CBF, sim, divulgar o campeonato mais disputado e emocionante do mundo. E, com uma boa administração da confederação e dos clubes, seria questão de tempo para o Brasileirão ser o melhor tecnicamente. Propagandas em revistas, jornais, telejornais; publicidade em outdoors; ou qualquer outra ação de marketing. Nada disso foi visto. Toda a promoção do Campeonato Brasileiro foi feita pela própria imprensa, bem mais interessada do que a CBF, preocupada somente em angariar dinheiro em cima de jogadores superstars pagos pelos próprios clubes.

É responsabilidade da CBF, sim, pensar em um calendário mais inteligente. Além de a Copa Libertadores e a do Brasil estarem na fase final (quartas-de-final e semifinal, respectivamente), é insano ver quatro favoritos ao título (tanto que estão na Libertadores) se enfrentarem na primeira rodada. Flamengo, atual campeão, pegou São Paulo, que venceu três dos últimos quatro campeonatos.

O torcedor acredita estar diante de um déjà vu, mas, na verdade, é um filme repetido exaustivamente. E assim será até que as conhecidas pessoas interessadas em encher o bolso e atrasar a evolução do futebol brasileiro saiam do poder.

Nenhum comentário: