segunda-feira, 10 de maio de 2010

Nada como um Brasileirão...

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Começou neste domingo o campeonato nacional mais disputado do mundo. A primeira rodada do Brasileirão foi até equilibrada. Com exceção do Avaí que, como um tsunami, castigou as estruturas do Grêmio Prudente: 6 a 1 na Ressacada. Os outros vencedores da rodada conseguiram suas vitórias por apenas um gol de diferença.

Veja todos os resultados:

Botafogo 3 x 3 Santos - Engenhão
Palmeiras 1 x 0 Vitória - Palestra Itália
Atlético-GO 0 x 0 Grêmio - Serra Dourada
Flamengo 1 x 1 São Paulo - Maracanã
Atlético-MG 2 x 1 Vasco - Mineirão
Internacional 1 x 2 Cruzeiro - Beira-Rio
Corinthians 2 x 1 Atlético-PR - Pacaembu
Ceará 1 x 0 Fluminense - Castelão
Guarani 1 x 0 Goiás - Brinco de Ouro
Avaí 6 x 1 Grêmio Prudente - Ressacada

Como podemos ver, a única equipe que venceu fora de casa foi o Cruzeiro. O curioso é que oito clubes entraram em campo com times repletos de reservas. Cruzeiro, Inter, São Paulo, Flamengo, Santos, Atlético Goianiense, Grêmio e Vitória. A prioridade, por enquanto, são os campeonatos simultâneos. A Copa do Brasil e a Libertadores.

As redes balançaram 27 vezes na abertura. Média de 2,7 gols por partida. É a terceira melhor média da "Era Pontos Corridos". Perde apenas para 2007, que teve média incrível de 3,9 gols por jogo, e 2005, que teve média de 3.

Destaques para o Avaí, que marcou seis gols, e para Botafogo e Santos, que marcaram três vezes cada. O que, para o Peixe, é rotineiro. O único jogo que não teve gols foi Atlético-GO e Grêmio. Também pudera. O goleiro Victor fechou a goleira Tricolor.

Favoritos à artilharia, como o gladiador Kléber, o Fenômeno Ronaldo e o Coração Valente Washington já deixaram as suas marcas. Mas, quem roubou a cena na abertura não foi um atacante. E sim, um zagueiro. Emerson marcou três gols contra o Prudente. Nada mau para um defensor.

A média de público desta rodada (10,6 mil/jogo) não agradou muito. Assim como na média de gols, Atlético-GO e Grêmio, disputado no Serra Dourada, também colocou a média de público para baixo. Apenas 5.647 assistiram o duelo. A única partida que teve mais de 20 mil pagantes foi Botafogo e Santos, no Engenhão. Todos querem ver os "meninos da vila", mesmo com desfalques.

Não parece, mas o Brasileirão 2010 já começou. Um início ruim pode fazer muita falta no final. Coincidência ou não, nenhum dos rebaixados dos dois últimos campeonatos venceram na primeira rodada, em 2008 e em 2009. Confira (em negrito, os rebaixados):

2009
Palmeiras 2 x 1 Coritiba - Palestra Itália
Santo André 1 x 1 Botafogo -
Goiás 3 x 3 Náutico - Serra Dourada
Sport 1 x 1 Barueri - Ilha do Retiro

2008
Portuguesa 5 x 5 Figueirense - Canindé
Inter 1 x 0 Vasco - Beira Rio
Ipatinga 0 x 1 Atlético PR - Ipatingão


Mas, os dois últimos Nacionais também mostra um lado muito bom ao ser derrotado na estreia. Tudo porque os campeões de 2008 (São Paulo) e de 2009 (Flamengo) perderam na primeira rodada. Veja:

2009
Cruzeiro 2 x 0 Flamengo - Mineirão

2008
São Paulo 0 x 1 Grêmio - Morumbi

Se analisarmos o Brasileirão deste ano a partir das coincidências dos últimos dois campeonatos, já podemos tirar algumas conclusões. Os vencedores desta primeira rodada não serão campeões e nem rebaixados. Alívio misturado a tristeza para torcedores de Palmeiras, Cruzeiro, Corinthians Avaí, Ceará e Atlético-MG.

Mas, Brasileirão é Brasileirão. Um campeonato que a palavra surpresa é redundante. Vamos esperar os próximos 37 capítulos.

Nenhum comentário: