quinta-feira, 27 de maio de 2010

Raio-x da Copa

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Grupo D

Seleções: Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
Palpite: Alemanha e Sérvia


Alemanha
Uma seleção em fase de renovação. O técnico Joachim Löw mescla jovens, como os defensores Beck e Tasci, com atletas experientes, como o atacante Klose. É um time que não tem nenhum craque. Principalmente, após o corte de Ballack, um dos destaques da equipe nos últimos Mundiais.

Mas, é a Alemanha. É sempre favorita, independentemente do momento que vive. E em Mundial camisa pesa muito. Os alemães já chegaram em sete decisões e venceram três Copas. Foi vice-campeã em 2002 e terceira em 2006. Na última Eurocopa foi derrotada para a Espanha na final. Ou seja, é um time que sempre chega. Tem tudo para ir longe na África.

Austrália
A seleção disputou uma outra eliminatória para disputar a Copa. Preteriu a Oceania, onde encontrava diversas seleções inocentes. Optou pelas Eliminatórias asiáticas. Um nível mais difícil. E a Austrália foi bem no teste. Em 14 jogos, foram nove vitórias, três empates e apenas duas derrotas, ficando com a liderança de sua chave.

Na África, está em um grupo complicado. Os destaques da equipe são os meia-atacantes Tim Cahill, do Everton (ING), e Harry Kewell, do Galatasaray (TUR). O experiente goleiro Schwarzer, do Fulhan (ING), também transmite muita segurança à equipe.

Sérvia
A Sérvia agora está sozinha, graças a fatores políticos. Antes pertencia à Iugoslávia, que sempre montava boas equipes. Em 2006, se uniu a Montenegro e o resultado não foi nada bom. Fez uma péssima Copa do Mundo. Mesmo assim, o elenco tem alguns jogadores de qualidade, como o zagueiro Vidic, do Manchester United, o atacante Zigic, do Valencia, e os meias Krasic, do CSKA, e Stankovic, do Inter de Milão.

A qualidade foi demonstrada nas Eliminatórias. A equipe ficou em primeiro lugar no grupo, à frente de França, Romênia e Áustria. Vai ser difícil, mas tem futebol para passar às oitavas da Copa da África do Sul.

Gana
Um futebol alegre, de muita habilidade. Os campeões do Mundial Sub-20 de 2001 ficaram experientes. A torcida ganesa deposita muita esperança na geração de Essien, do Chelsea (ING), Appiah, do Bologna (ITA), e Muntari, da Internazionale (ITA). Como aperitivo, a seleção ficou em segundo lugar na Copa Africana de Nações.

Mesmo com estes destaques, a defesa é fraca e inocente. Característica comum no futebol africano. E isso deve custar a eliminação da boa seleção, do meio para frente, já na primeira fase da Copa.

Em tempo: Com uma lesão no joelho direito, o volante Essien foi cortado nesta quinta-feira (27). A seleção de Gana está ainda mais fraca.

Nenhum comentário: