quinta-feira, 6 de maio de 2010

Filme repetido

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Mais uma decepção corintiana em Libertadores. Desta vez, no ano do centenário. Depois de fazer a melhor campanha da fase de grupos, o Corinthians foi eliminado pelo Flamengo nas oitavas de final da competição.

Culpados? Neste momento, vários são apontados como vilões. Alguns culpam Ronaldo, que não se encontrou em 2010. Outros destacam os reforços que não vingaram, casos de Tcheco, Iarley e Danilo. Para alguns, a falta de padrão de jogo de Mano Menezes foi essencial.

De fato, todos estes fatores prejudicaram. Mas, a obsessão pela Libertadores foi determinante para o fator psicológico do time, culminando com a eliminação precoce. Mais uma vez.

Eliminações diferentes, mas todas com um sabor - muito amargo por sinal. O River Plate, em 2003 e 2006, não sai da cabeça da Fiel. Agora, o Flamengo também não vai sair tão cedo. Qual corintiano que esqueceu das eliminações para o Palmeiras em 1999 e 2000? Com certeza, nenhum. Duas vezes nos pênaltis.

A palavra chave para o corintiano é Libertadores. É um título que os rivais têm. O Timão não. Todo grupo que entra nessa competição com a camisa do Corinthians sente essa obsessão. A pressão é muito grande e isso prejudica muito.

Olha que o elenco atual é muito experiente. Jogadores rodados. Alguns, campeões do mundo e da Libertadores. Roberto Carlos, Ronaldo, Danilo, Iarley...

Mas, muitas vezes experiência não é tudo. Tranquilidade para trabalhar conta muito. A história do Corinthians na Libertadores sempre atrapalhou esta busca de tranquilidade. Para muitos, o Timão sempre entra como favorito, mas sempre decepciona.

Vamos fazer um giro histórico e acompanhar as decepções corintianas na Libertadores:

1977: eliminado na primeira fase, no grupo onde estava Internacional (BRA), El Nacional e Deportivo Cuenca (EQU);
1991: eliminado nas oitavas de final para o Boca Juniors (ARG): 1 x 3 (F) e 1 x 1 (C);
1996: eliminado nas quartas de final para o Grêmio: 0 x 3 (C) e 1 x 0 (F);
1999: eliminado nas quartas de final para o Palmeiras: 0 x 2 (N) e 2 x 0 (N) - Palmeiras 4 x 2 nos pênaltis;
2000: eliminado nas semifinais para o Palmeiras: 4 x 3 (N) e 2 x 3 (N) - Palmeiras 5 x 4 nos pênaltis;
2003: eliminado nas oitavas de final para o River Plate (ARG): 1 x 2 (F) e 1 x 2 (C);
2006: eliminado nas oitavas de final para o River Plate (ARG): 2 x 3 (F) e 1 x 3 (C) ;
2010: eliminado nas oitavas de final para o Flamengo: 0 x 1 (F) e 2 x 1 (C)

Nenhum comentário: