sexta-feira, 28 de maio de 2010

Raio-x da Copa

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Grupo E

Seleções: Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões
Palpite: Holanda e Dinamarca


Holanda
A seleção carrega a fama de ter um futebol bonito, mas nunca levar a taça. Ou seja, sempre morre na praia. De fato, o elenco apresenta grandes jogadores, principalmente do meio para frente. Roben e Sneijder, por exemplo, brilharam na Liga dos Campeões por Bayern de Munique (ALE) e Internazionale (ITA), respectivamente. O atacante Van Persie é outro que deve ser mencionado. Ele é um dos destaques do Arsenal (ING).

Nas Eliminatórias européias, uma campanha arrasadora. Foram 17 gols marcados e apenas dois sofridos. A torcida holandesa tem muita esperança neste time. Mas, sinceramente, a Holanda, mais uma vez, não vai passar das quartas de finais.

Dinamarca
A Dinamarca atual não tem o mesmo futebol do time de 98, dos irmãos Laudrup. Muitos menos o da "Dinamáquina"da Copa de 86, que seis anos mais tarde ganharia a Euro. O time que vai à África é mais marcador, com poucos jogadores habilidosos. Não tem nenhum atleta excepcional. Os destaques são o jovem Bendtner, do Arsenal (ING), e o já experiente Tomasson, do Feyenoord (HOL).

Nas eliminatórias, a seleção desbancou as favoritas Portugal e Suécia e ficou com a primeira colocação de sua chave. A Dinamarca vai motivada ao Mundial. Com um pouquinho de sofrimento, deve passar à segunda fase da Copa. Mas, as oitavas parecem ser o máximo que os dinamarqueses podem alcançar.

Japão
Um time rápido e habilidoso. Mas, não defende e não finaliza bem. Essas deficiências são fatais para uma seleção que quer passar, pelo menos, da primeira fase. Em 2006, o time, comandado pelo brasileiro Zico, não venceu nenhuma partida.

O armador Nakamura, do Espanyol, continua sendo a referência da equipe. Curiosamente, pela quarta Copa seguida, o Japão conta com algum brasileiro no elenco. O zagueiro Marcus Túlio Tanaka é um dos homens de confiança do técnico Takeshi Okada.

Camarões
Samuel Eto´o e mais dez. Esta é a cara de Camarões. Um time que depende cada vez mais do atacante da Internazionale (ITA). Os campeões das Olímpiadas de 2000, como o meia Geremi e o goleiro Kameni, ficaram mais experientes. Ao mesmo tempo, o futebol deles também caíram.

O time não vai surpreender como na Copa de 90, quando venceu a Argentina na estréia e foi a primeira seleção africana a passar pela primeira fase de um Mundial. Eto´o não faz milagres. Para a tristeza dos Leões Indomáveis.

Nenhum comentário: