quinta-feira, 6 de maio de 2010

Apagão no Pitágoras/Minas pode deixar os mineiros fora da decisão

Paulo Marques (@paulo16marques)

O Novo Basquete Brasil (NBB) está em sua reta final. As quatro melhores equipes da primeira fase (Universo/BRB, Flamengo, Vivo/Franca e Pitágoras/Minas, na respectiva ordem) já começaram o confronto dos playoffs, da melhor de cinco partidas.

Nesta fase da competição, prezar pelos fundamentos básicos do esporte pode garantir certa vantagem sobre os adversários. E justamente neste sentido o Pitágoras/Minas ruiu. O time mineiro esqueceu de usar o fator casa, teve erros primários causados pela falta de concentração e fracassou na partida contra o Universo/BRB, na última terça-feira, na Arena JK, em Belo Horizonte, onde os visitantes venceram por 106 a 97.

Na partida, que iniciou a série de playoffs, a equipe mineira até esboçou que começaria o confronto com vitória, mas os constantes erros de passes, o pouco aproveitamento nos rebotes e a inconstância no ataque fizeram com que a equipe de Brasília vencesse com um pouco de facilidade.

O técnico Flávio Davis mostrou que ainda está inseguro com sua equipe. Vendo seu time perder muitos rebotes, o técnico do Minas não usou o banco de reservas para tentar sanar o problema. O ala/pivô Leandro (6 pontos), que tem um ótimo aproveitamento nos rebotes, foi pouco usado pelo treinador. O armador Sucatzky (18 pontos), esperança de bons lances, foi um dos poucos lúcidos na partida, mas no final acabou sentindo dores na coxa e teve que deixar a quadra.

Já pelo lado do Brasília, o armador Nezinho, cestinha da partida com 26 pontos, e o ala Alex (11 pontos) fizeram a diferença, tudo deu certo. O treinador Lula de Oliveira soube usar as ferramentas nos momentos certos e confundiu a defesa do Minas, que não estava em uma noite inspirada. Murilo, pivô da equipe mineira, também terminou a partida com 26 pontos.

Contando com a boa movimentação dos pivôs, principalmente do grandalhão Guilherme, o Universo/BRB manteve-se constante na partida, o que não facilitou muito a vida do treinador Flávio Davis. Os contra-ataques deliberados pelo armador Valtinho (19 pontos) e os rebotes do pivô Estavam (13 pontos) também foram fundamentais para o sucesso dos visitantes.

Na seqüência da série, os mineiros têm que vencer pelo menos uma das duas partidas que acontecem na casa do Universo/BRB para forçar o quarto confronto, em Belo Horizonte. De acordo com o regulamento da competição, as duas equipes melhores colocadas jogam a segunda e a terceira partida em casa e, se necessário, também jogam o quinto e último jogo em seus domínios. A vantagem de três vitórias garante a equipe na final do NBB.

Abaixo a relação dos próximos jogos:

(1º) Universo/BRB/Financeira Brasília 1 x 0 Pitágoras/Minas (4º)

Jogo 01 – 04/05 (terça-feira) Universo 106 x 97 Minas, em Belo Horizonte (MG)

Jogo 02 – 07/05 (sexta-feira), às 19h, em Brasília (DF)

Jogo 03 – 08/05 (sábado), às 18h30, em Brasília (DF)

Jogo 04 – 11/05 (terça-feira), às 19h, em Belo Horizonte (MG) – se necessário

Jogo 05 – 14/05 (sexta-feira), às 19h, em Brasília (DF) – se necessário

Nenhum comentário: