Pedro Rotterdan (@protterdan)
O primeiro kart, construído pelo pai, foi o presente de três anos de vida. O primeiro título foi aos sete anos, em 1988, pelo infantil. A conquista foi coroada com vitória nas oito corridas da competição. Por falta de dinheiro, quase não seguiu a carreira e, após a ajuda de um importador de kart, conseguiu patrocínio e seguiu a carreira de sucessos. É Piloto de Fórmula 1 desde 2001, quando estreou pela Minardi.
Bicampeão mundial, certamente tem os GP’s do Brasil de 2005 e 2006 na memória. Afinal, foi aqui que ele conquistou os dois títulos mundiais correndo pela Renault. O primeiro veio na antepenúltima corrida, quando chegou em terceiro lugar. O segundo, no último GP, após chegar na vice liderança, atrás de Felipe Massa. Nesses dois anos conseguiu um feito: parou Michael Schumacher após cinco títulos do alemão entre 2000 e 2004.
Esse é o espanhol Fernando Alonso, que após o título de 2005 passou a ser o piloto mais novo a vencer um Mundial de F1 com 24 anos e 56 dias, batendo a marca do brasileiro Emerson Fittipaldi, que tinha 24 anos oito meses e 29 dias. O feito foi quebrado pelo inglês Lewis Hamilton, em 2008, após ser campeão com 23 anos.
Alonso também é embaixador da UNICEF e, por duas vezes, visitou programas da entidade no Brasil. Em depoimento, no site oficial, ele afirma que está nesse projeto, pois todas as crianças precisam das mesmas oportunidades, alimentos, educação, devem ser felizes e sorrir sempre.
Polêmicas com companheiros
O espanhol tem na carreira uma marca: problema no relacionamento com companheiros de equipe. A mais recente foi no Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, neste domingo (11), envolvendo o brasileiro Felipe Massa. Logo no início da corrida, Alonso deu um toquinho no carro do companheiro, que teve que entrar no box e trocar um dos pneus. Massa se sentiu prejudicado e, na coletiva, afirmou que ia procurar Alonso e falar sobre o acontecimento. O espanhol terminou a prova em 14º, uma posição à frente do brasileiro.
Em 2007, Alonso viveu, possivelmente, um de seus piores momentos na F1. Chegou na McLaren como bicampeão e candidato à renovação do título, mas esbarrou na boa campanha do, então estreante, Lewis Hamilton. Além de pilotar contra os rivais, também trocava farpas com o companheiro e com a equipe. Em 2009, um novo problema: Nelsinho Piquet. O brasileiro decidiu abrir a boca e denunciou uma armação da equipe na temporada de 2008. Piquet teria sofrido um acidente só para Alonso manter a ponta na corrida.
Em Silverstone, a corrida foi vencida por Mark Webber, que subiu para o terceiro lugar no Mundial com 128 pontos, 17 a menos que Hamilton, líder da temporada. Barrichello foi o melhor brasileiro no GP da Inglaterra, terminando a corrida em quinto. Lucas di Grassi abandou a prova e Bruno Senna nem correu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário