terça-feira, 6 de maio de 2008

Brasil termina Copa do Mundo de Judô em primeiro lugar

Prévia de Pequim. Com um excelente desempenho na Copa do Mundo de Judô, encerrada nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, o grupo brasileiro aumentou as expectativas de medalhas nas Olimpíadas deste ano. Com 34 medalhas (oito de ouro, 10 de prata e 16 de bronze), o Brasil terminou em primeiro lugar o torneio.

No último dia de competições, evidências para os minas-tenistas Luciano Corrêa (meio-pesado) e Érika Miranda (meio-leve), que se sagraram bicampeões da Copa. Luciano (foto) decidiu sua categoria com o carioca Leonardo Leite, a quem já superara na disputa por vaga olímpica. A vitória desta segunda, mais difícil, exigiu dele muita paciência. A 59 segundos do fim, em desvantagem de dois yukos e um koka, necessitava de um wazari, que foi conseguido.

Érika, pelo pequeno número de inscrições na sua categoria, em vez de chaves, disputou um torneio em que todas se enfrentaram. E venceu uma depois da outra, a última por ippon, sobre a peruana Leslie Jimenez. Outro destaque do dia foi a ligeiro Sarah Menezes, ouro em final equilibradíssima com a cubana Zaylin Ridguet, decidida com koka no tempo extra.

As baixas do judô brasileiro são as contusões que assombram os atletas. O último a se machucar foi o carioca João Gabriel, que com um lesão no joelho direito, foi vetado pelo médico da seleção, Breno Schor, para a disputa das semifinais da Copa do Mundo. João se junta a extensa lista de judocas da seleção brasileira com lesões. Os campeões mundiais João Derly e Tiago Camilo também foram baixas pelo mesmo motivo. O primeiro rompeu os ligamentos do pé direito e o segundo sentiu uma entorse no joelho esquerdo, e sequer participaram da competição.

Imagem: cbj


Luciano Dias

Nenhum comentário: