domingo, 17 de fevereiro de 2008

Atlético é surpreendido pelo Social no Mineirão

A velha máxima do futebol de “quem não faz leva” esteve presente neste domingo no Mineirão. O Atlético teve inúmeras chances de fazer seu gol, no entanto foi derrotado pelo Social por 1 a 0. O destaque da partida foi o goleiro Ronaldo (foto), que simplesmente fechou a meta do Saci, levando à loucura os mais de 23 mil pagantes. Evidência também para o volante socialino Conrado, que fez um belo gol.

Com o triunfo, o Social subiu para o sexto lugar, com seis pontos ganhos. Com a mesma pontuação está o Galo, mas continua no quarto posto, superando o Democrata-GV e o próprio Social no saldo de gols.

Durante todo o jogo, o alvinegro da capital foi superior ao time de Coronel Fabriciano. O técnico Geninho barrou o ídolo da torcida atleticana, Marques, escalando o meia Gérson em seu lugar. A proposta de jogo do Social era se defender e arriscar alguns contra-ataques. Com um meio campo congestionado, a melhor opção para o Atlético era explorar os laterais, mas Márcio Araújo (pela direita) e Bruno Barros (pela esquerda) fechavam em demasia para o meio.

Foi um primeiro tempo de um time só. O Galo criou diversas oportunidades, mas o goleiro Ronaldo, em tarde inspirada, fez grandes defesas. Foi assim em chute de Gérson, em cabeçada de Marinho, duas vezes em arremates de Danilinho, e outras duas em conclusões de Renan de fora da área.

A etapa final iniciou da mesma forma - com grande pressão atleticana. Para melhorar a situação do alvinegro da capital, o lateral-esquerdo socialino Alex recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso logo no inicio do segundo tempo. Com um jogador a mais, a torcida do Atlético começou a pedir o “xodó” Marques. Atendendo o desejo das arquibancadas, aos seis minutos, Geninho substituiu Gerson pelo atacante. Entretanto, aos oito, Conrado arriscou chute de longe e encontrou Edson muito adiantado. Um belo gol, que resultou em vaias para o goleiro atleticano.

Após o tento sofrido, o treinador do Atlético trocou o apático Éder Luis, por Vanderlei, que é mais um homem de área. Com a alteração o Galo aumentou as suas chances de marcar, mas Ronaldo confirmava a bela atuação. Grandes defesas em chutes de Danilinho, Marques e Renan, além de contar com a sorte em cabeçada de Vanderlei, que o zagueiro tirou em cima da linha, e um arremate de Danilinho na trave, já no final da partida.

Na próxima rodada do Mineiro, o Atlético tenta a reabilitação contra o Uberaba, no Triângulo Mineiro, enquanto o Social vai até Sete Lagoas enfrentar o Democrata.

Outros jogos da rodada

O Campeonato Mineiro teve outras duas partidas neste domingo. Em Sete Lagoas, o Democrata local foi derrotado por 1 a 0 pelo homônimo valadarense. No estádio da Fazendinha, em Ituiutaba, os donos da casa apenas empataram com o lanterna Uberaba, em 1 a 1.

Imagem: Jorge Gontijo/EM



Luciano Dias