quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Definido os classificados para a elite 2008

A foto acima, tirada por Edson Ruiz (FootPress), ilustra muito bem o alívio e alegria dos times que conseguiram a promoção à Série A do Campeonato Brasileiro 2008. A 36ª rodada, disputada toda nessa terça, definiu os últimos três times que conquistaram o objetivo máximo da Série B.

As equipes devem comemorar muito o feito, conseguir sucesso na segunda divisão é uma tarefa árdua em que está incluídos campos horríveis, pressão da torcida e diretoria, vergonha em alguns casos, juízes tendencioso etc.

Porém (sempre há um), é preciso uma organização rápida e bem feita da diretoria e da comissão técnica para enfrentar a elite do campeonato brasileiro. Caso contrário, a alegria pode transformar em um grande fiasco - vide o América-RN, que conquistou 17 pontos em 36 jogos.

Coritiba Foot Ball Club

O time foi fundado em 1909 na capital paranaense e é chamado de Coxa. Foi campeão brasileiro de 1985 e tem trinta e dois campeonatos estaduais. Tem o estádio Major Antônio Couto Pereira, ou somente Couto Pereira, com capacidade para 37.182.

Foi rebaixado em 2005 e conquistou a promoção na 34ª rodada, ao empatar por 2 a 2 com o Vitória, no Couto Pereira. Nessa terça, o Coritiba venceu a Lusa por 2 a 0 em casa e está a uma vitória de conquistar o Brasileiro da Série B. O artilheiro da equipe é Keirrison com 11 gols.


Ipatinga Futebol Clube

O time foi fundado em 1998 em Ipatinga (MG) e é chamado de Tigre. O jovem time foi fundado a partir de uma junção de empresários que viam a necessidade da cidade ter um time que fizesse jus ao Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito, o Ipatingão, com capacidade para 30.000 pessoas. A equipe teve ascensão meteórica, vencendo o Campeonato Mineiro em 2005 (vice no ano seguinte), alcançando às semi da Copa do Brasil em 2006 (eliminando Botafogo e Santos) e às quartas em 2007 (derrotando Palmeiras e Sport).

Além de sair da Série C em 2006 para disputar a Série A em 2007 (duas promoções seguidas). O time do Vale do Aço conquistou o acesso nessa terça e o artilheiro da equipe é Alessandro, com 21 gols. Nunca é demais lembrar que o Ipatinga ainda pode sagrar-se campeão da Série B 2007.


Associação Portuguesa de Desportos

A equipe, conhecida também como Lusa, foi fundada em 1920 na cidade de São Paulo. A Portuguesa é conhecida como segundo time de todo paulistano e conquistou o vice-campeonato brasileiro de 2006, o Torneio Rio-São Paulo duas vezes e o Campeonato Paulista em três oportunidades. É proprietária do Estádio Doutor Osvaldo Teixeira Duarte, o Canindé, e tem capacidade para 28.500 espectadores.

A Lusa caiu para a Série B em 2002 e quatro depois foi rebaixada à segunda divisão paulista. Neste ano, está conseguindo se reerguer. Conquistou a vaga para a 1ª divisão no paulista e classificou nessa terça para a Série A, mesmo sendo derrotada por 2 a 0 pelo Coritiba. O time contou com as derrotas do Marília, Criciúma e Fortaleza para sacramentar a classificação. O artilheiro da equipe é Diogo, com 16 gols, e tem o goleiro Tiago como destaque - fez 13 gols nessa temporada.


Esporte Clube Vitória

O rubro-negro foi fundado em 1899 na cidade de Salvador e mais de 2 milhões de torcedores. Foi vice-campeão nacional em 93, campeão da Copa do Nordeste três vezes e campeão do Campeonato Estadual Baiano em 23 oportunidades. É dono do Estádio Manoel Barradas, o Barradão, que tem capacidade para 32 mil pessoas.

O time, com grande tradição, despencou no século XXI. Em 2004, caiu para a Série B e em 2005, para a Série C. Conseguiu voltar para a Série B em 2006 e conquistou seu retorno à elite nessa terça, após golear o CRB por 4 a 1 no Barradão (que teve 28.446 pagantes). O artilheiro do Vitória é o ex-cruzeirense Joãozinho, com 18 gols.


Thiago Ricci

Nenhum comentário: